Amamentação



Para que o processo de amamentação corra bem para a mamãe e o bebê, separei algumas dicas importantes:

Massageie a mama antes de cada mamada.

No início, suas mamas contêm o colostro, um líquido transparente que possui anticorpos contra doenças.Por ser transparente, temos a sensação de que não temos leite, mas você tem leite, a quantidade de leite será maior quanto mais o bebê sugar. O leite materno protege o bebê contra a dengue, cólera, caxumba e contra o câncer.

Fique numa posição confortável

A boquinha do bebê deverá envolver toda a aureola do bico da mama, para evitar que o bico do peito se machuque.Ele ficará melhor acomodado com o auxílio de almofadas para amamentar o bebê. Você também encontrará disponível no mercado um produto conhecido como protetor amamentação, que deverá ser usado no bico do seio para evitar rachaduras.

Estabeleça horários para a amamentação do seu bebê

Assim que estiver produzindo leite, estabeleça os horários das mamadas do seu bebê.Desta forma você também estará estabelecendo seus horários de sono.Quanto mais o bebê sugar mais leite a mãe produzirá.

Recém-nascidos necessitam mamar freqüentemente

Um bebê recém nascido deverá mamar pelo menos a cada 2 horas.Mas há bebês que conseguem prolongar este prazo. De qualquer forma, esteja sempre preparada para amamentar, deixando sempre por perto algodão ou gaze e, soro fisiológico para fazer a limpeza do bico do seio, antes e após cada mamada.

Evite a chupeta nas primeiras semanas

Para que o processo de amamentação se desenvolva bem, evite oferecer a chupeta ao bebê logo que ele nascer.Procure ter paciência com os horários e tente acalmá-lo entre uma mamada e outra sem o auxílio deste utensílio.

Inchaço das mamas

Algumas vezes, acontece o que chamamos de inchaço das mamas, ou mama empedrada.Você deverá utilizar compressas quentes para que haja melhora na saída do leite e um certo alívio da dor.Durante o banho massageie o seio para que o leite possa se “dissolver” e ser sugado com maior facilidade pelo bebê.

Pra que serve a limpeza do seio?

A limpeza dos seios, deve seguir a cada término das mamadas, utilizando soro fisiológico embebido em algodão, que além de hidratar a pele do seio, auxilia na higiene bucal do bebê.

Faça o bebê arrotar após cada mamada 

O bebê deve arrotar após cada mamada e, a cada troca de peito.O ar que o bebê engole enquanto mama pode causar cólicas, soluços, ou má disposição.

A Influência da alimentação da mãe na amamentação do bebê


O que poucos sabem é que, entre os benefícios do leite materno, está a influência no paladar da criança e do adolescente, ou seja, a amamentação influencia na alimentação do bebê. O leite humano, produz uma substância, denominada flavor que dá gosto e cheiro ao leite. Essa substância varia de acordo com o que a mãe come.

Está aí a explicação para a rejeição que algumas crianças sentem à determinados alimentos.

Geralmente a rejeição acontece no momento da introdução das papinhas salgadas. Portanto, antes de se sentir frustrada ou querer obrigar o pequeno a comer verduras e legumes, a mãe deve se lembrar de como era a sua alimentação durante o período em que amamentava, porque foi o que ela comeu que ensinou o filho a comer, ou seja, os alimentos interferem na amamentação. A rejeição ao alimento também está relacionada ao stress, e depressão pós parto (da mãe), sendo assim, o bebê poderá desenvolver uma “anorexia infantil“, que muitas vezes é passageira.

A frase : “Amamentar é um ato de amor”, deve ser levada a sério, pois muitas vezes o processo inicial é doloroso e cansativo. Portanto ame o seu bebê, ele depende de você, assuma essa condição.



Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

2 thoughts on “Amamentação

  1. Rosane says:

    Oi, sou mae de um bebe de 4 meses, e amamento ela desde as primeiras horas de vida, pra mim e a parte mais gostosa da maternidade. Nao sabia sobre o detalhe da minha alimentacao enquanto estiver amamentando, obrigada pelas dicas. Gostei muito desse artigo.
    Rose

  2. Teka says:

    Olá Rosane, esteja a vontade para voltar sempre que precisar!

    Obrigada por comentar, fico feliz em ter ajudado!

    Beijo, luz e paz pra ti , bebê e família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *