Assaduras no bebê

assaduras



As assaduras ocorrem quando a pele fica em contato com as fezes do bebê por um determinado tempo.O problema nem sempre é falta de higiene, mas a pele do bebê é bastante sensível, e suas dobrinhas geralmente ficarão avermelhadas com irritações ou brotoejas, caso haja condições de umidade excessiva e ambiente favorável para a proliferação de fungos como os da micose.

Quando o bebê apresenta assaduras, ele chora, dorme pouco, se alimenta demonstrando irritação e, apresenta  manchas vermelhas que podem chegar a romper a pele, provocando leves sangramentos, seguidos de muita dor.

Como evitar as assaduras?

 

Conter as assaduras implica em cuidados especiais com as regiões como as dobras da pele, trocas constantes de fralda e, limpeza adequada.Algumas mamães precisam trocar o uso contínuo das fraldas descartáveis, por fraldas de pano, pois alguns bebês apresentam alergia ao produto.Lenços umedecidos também podem causar alergias, principalmente se forem lenços do tipo perfumados, neste caso, prefira limpar o bebê com água morna e algodão, se o bebê estiver com assaduras extensas, prefira lavar a região a cada troca de fralda, ao invés de praticar a limpeza  comum.

No caso da opção por fraldas de pano, dê preferência a produtos neutros, glicerinados, ou sabão de cocô, para a lavagem das mesmas, enxagüe bem, para que não fique nenhum resíduo do sabão na fralda, ou, as assaduras poderão retornar.

Não use qualquer tipo de talco, o talco em contato com o xixi e cocô dos bebês, causa uma reação irritante na pele, e só pioram o estado das assaduras.O ideal é utilizar somente, cremes ou gel contra assaduras, a cada troca de fralda.

No verão, permita que o bebê fique sem as fraldas por algum período, para evitar maior desconforto.

Assaduras, como tratar?

Assim que as assaduras forem percebidas, será preciso redobrar os cuidados com a higienização do bebê, levando em consideração a dor e o incômodo ao toque.Sendo assim, prefira lavar a região afetada pelas assaduras com água abundante e em seguida seque bem, principalmente entre as dobrinhas. Antes de colocar a fralda, utilize um creme contra assaduras para aliviar a dor e proporcionar proteção.

Troque a fralda, de modo que o bebê permaneça sempre sequinho.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *