Bebê cuidados nescessários

bebe cuidados



Algumas novas mamães, contam logo com ajuda da vovó coruja, outras contratam logo uma enfermeira ou babá… mas se você é uma dessas mães corajosas, e prontas para despejar todo o seu amor e carinho, em forma de cuidados, espero que esta  postagem possa ajudar!

Quando chegamos com um bebê recém nascido em casa, passamos por algumas dúvidas e dificuldades que muitas vezes não sabemos resolver, como, trocar fraldas, dar banho, fazer arrotar, identificar dor de ouvido, assaduras e cólicas.Você se sentirá mais segura após ler as nossas dicas de cuidados.

Como trocar a fralda do bebê

O primeiro a fazer é saber que ao desfazer a trouxinha, seu bebê não irá desmanchar!Geralmente o bebê suja a fraldinha com uma meleca preta esverdeada nos primeiros dias,  isso durará pouco, significa que o seu intestino ainda está eliminando impurezas do período em que passou dentro do útero.

O que tem a fazer agora é trocá-lo.

  • Use um algodão ou uma fraldinha de algodão molhada em água morna, ou se preferir, lenços umedecidos pra bebês, que já estão em temperatura ambiente, (prefira lenços não perfumados, para não causar alergia).
  • Limpe delicadamente de cima para baixo, quantas vezes forem necessárias, trocando o algodão.
  • No caso de “homenzinhos”, levante delicadamente o pipi, e o saquinho em seguida; Pronto! Passe apenas um creme indicado contra assaduras para bebês,( se necessário ), não use talco pois causará umidade, e caso precise do creme contra assaduras use em quantidade pequena.
  • No caso de meninas, preocupe-se em limpar as dobrinhas para evitar assaduras.
  • Algumas de nossas menininhas liberam uma gosma leitosa nos primeiros dias do nascimento,  ou até mesmo um fiozinho de sangue, limpe com cuidado, logo desaparecerá.
  • Se o bebê estiver chorando muito, tente acalmá-lo  com o tom da sua voz, e dê uma fraldinha de algodão para que ele possa apertar, isso ameniza a sensação de vazio que o bebê sente logo que sai da barriga da mamãe, já que lá dentro era tão apertadinho, e seguro.
  • Para proteger o umbigo do bebê, aplique gotas de álcool absoluto sobre o mesmo, não se preocupe, não dói.Este procedimento acelera a secagem do umbigo, e evita a proliferação de micróbios que podem causar infecção e mal cheiro.
  • O primeiro banho do bebê em casa, deverá ser tranquilo, por isso certifique-se de que suas roupinhas, toalha, e sabonete, estejam separadas antes de tirar a sua roupinha.Arrume tudo de modo que tenha tudo a mão, ou seja, acessível.
  • O umbigo do bebê e sua cabecinha podem ser molhadas sem problema, desde que bem sejam secas com cuidado para que não cultivem umidade.

Estabeleça horários

O bebê se sentirá melhor quando for estabelecido a ele uma rotina de horários, como mamadas, banho e sono.Isto fará bem a você também, assim que o bebê se adaptar lhe sobrará um tempinho para o descanso.

Cólicas do bebê

Os bebês com cólica choram muito, por isso é bom lembrar de fazê-lo arrotar a cada mamada, mesmo depois que ele pegar no sono.Suas perninhas irão se contrair e ele poderá gritar de dor, e o que se tem a fazer é abraça-lo contra o ventre e enquanto batemos suavemente em suas costinhas, conversamos baixinho para acamá-lo.

Assaduras no bebê

As assaduras no bebê são muito dolorosas e podem tirar o seu sono, por isso a higiene adequada a cada troca de fralda é tão importante.No caso de assaduras prefira lavar o local a cada troca de fralda e evitar a umidade, secando bem nas dobrinhas e utilizando creme ou gel contra assaduras, sem talco.

Dor de ouvido

A dor de ouvido faz com que o bebê chacoalhe a cabecinha como se fizesse sinal de “não” com a cabeça.Ele perde a fome e chora muito alto.Este sintoma pode ser provocado por umidade no ouvido (otite).

Febre

A febre é uma reação do corpo contra infecções, nestes casos uma avaliação médica é o cuidado mais indicado, somente o médico determinará a causa da febre e receitará o medicamento adequado.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

4 thoughts on “Bebê cuidados nescessários

  1. Cláudia welri says:

    Olá

    Parei de tomar remédio o Anticoncepcional(Microvlar) no dia 30/10/09 e menstruei no dia 04/11/09
    Pois estou com 29 anos e vai ser meu 1ºfilho queria saber quanto tempo vou demorar para engravidar e se corro algum risco.e se posso conheça a tomar o acido fólico pois li que faz bem pra as tropas e o feto .aguardo com urgência sua resposta.

  2. Mayara says:

    Oie.. meu nome e mayara… então eu estou aqui para falar que eu parei de tomar a pirula … mais o meu namorado naum sabe que eu parei … e eu estou tendo relação a minha mentruaçao naum veio ainda sera que eu estou graviada?
    Eu tenho apanas 17 anos e o meu sonho é ter um baby…. me respondem logo….

  3. thayane says:

    bom dia no mes passado uns 3 dias antes de vir minha mestruação, a mestruação veio mas nao normal ela custuma ficar 5 dias so ficou 3 dias,os dois primeiros dias a mestruação veio igual bora de cafe,agora de vez em guando eu urino e sai raios de sangue,sinto enjo,tonteiras e mal estar e muito sono.nao estou com medo de estar gravida gostaria de saber se tem chance de estar gravida..aguardo resposta mais rapido possivel

  4. lalá says:

    olá….
    estou com sintomas de gavidez do tipo :barriga dura; seios doloridos; fome toda hora e enjoos …está na semana da mostra vim mais até agora não veio. sinto colicas mais até agora nada …por favor me ajudem…estou muito enjoada …
    muitos bjusss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *