Cuidados com o umbigo do bebê

umbigo do bebe



O umbigo do bebê recém nascido secará em poucos dias, mas precisa de cuidados, e é importante saber que seu bebê não sente qualquer dor no local.Para que a mamãe fique mais tranqüila nesta etapa dos cuidados com o bebê, eu separei algumas dicas práticas e úteis!

Como cuidar do umbigo do bebê no banho?

Não tenha medo de molhar o umbiguinho do bebê na hora do banho, apenas lave com água e sabão, sem esfregar.Seque bem o umbigo do bebê, pressionando uma fralda macia e, o higienize com algodão embebido em álcool, a cada troca de fralda, esse hábito proporcionará uma cicatrização mais rápida e evitará mal cheiro.

Cauterização

 

Nos primeiros dias , enquanto o umbigo do bebê não cai, evite que a criança chore por longo tempo, pois a força que o bebê faz ao chorar se concentra na barriga, e pode prolongar a cicatrização, sendo necessária uma possível necessidade de cauterização no local.

Se o umbigo cair antes de cicatrizado por completo, também poderá necessitar de cauterização.

A cauterização é feita por um bastão de nitrato de prata , pressionado sobre o umbiguinho do bebê, esse tratamento dura algumas sessões até que se dê a completa cicatrização e, deve ser realizada nos postos de saúde ou clínicas pediátricas.

Faixa

Não é necessário usar faixas amarradas em volta do bebê, para cobrir seu umbigo.A cicatrização será mais rápida se o umbigo estiver em contato com o ar, se coberto poderá propiciar ambiente para a procriação de bactérias.

Em quantos dias o umbigo do bebê cai?

O umbigo do bebê, ou o coto umbilical, deverá cair em 7 ou 15 dias no máximo, as vezes antes.

É possível que a fralda fique um pouco suja de sangue, muito pouco, o que é normal.

Como saber se o umbigo do bebê infeccionou?

O umbigo do bebê poderá estar infeccionado caso haja vermelhidão e inchaço local, além de mal cheiro excessivo, letargia no bebê e falta de apetite.

Evite talcos e pomadas, lave sempre as mãos a cada troca de fralda, e boa sorte!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *