Deixando o peito da mamãe

bebe mamadeira



Deixando o peito da mamãe o bebê iniciará a próxima etapa do seu desenvolvimento e este deve ser um momento feliz tanto para a mãe quanto para o bebê. Se o bebê completou seis meses de vida, mas você acha cedo tira-lo do peito, não faz mal, as  receitas de papinhas para bebês e sucos, deverão ser administrados a partir desta fase mas, você poderá continuar amamentando o seu bebê normalmente até que ele se acostume com o leite em pó a mamadeira, sucos e papinha.

Como desmamar o bebê

Não se apresse, comece a desmamar o bebê aos poucos. Inicie com os sucos e as frutas, mantendo a amamentação, e depois introduza a mamadeira preparada com leite em pó desnatado próprio para bebês indicado pelo seu pediatra. Você pode utilizar a farinha de arroz pré cozida como complemento de vitaminas no leite, até que a criança não peça mais o peito.

Após o uso de duas latas inteiras de farinha de arroz, mude o complemento para farinha de milho, ou para a fase 2.

O leite em pó desnatado costuma ressecar o bebê, neste caso peça para que o seu pediatra lhe ofereça novas opções de leite em pó para bebês, e relate a ele o problema do ressecamento.

Por que desmamar o bebê?

Desmamar o bebê é importante para o seu desenvolvimento!  A amamentação é indispensável até os seis meses de vida, mesmo que atualmente se discuta o quanto a amamentação exclusiva pode fazer mal ao bebê , é fato que até esta fase o leite materno é essencial para a sua saúde, mas, é preciso fornecer a ele autonomia e independência. Ficar tão dependente da mãe pode prejudica-lo em outras áreas de seu desenvolvimento cognitivo e social.

A infantilização é um dos maiores problemas acarretados pela demora em desmamar o bebê. O problema também pode surgir quando  os pais acham cômodo ou, sentem culpa em retirar as chupetas e as fraldas do bebê no momento certo.

Problemas gerados pelo atraso no desenvolvimento do bebê jamais são recuperados. Na fase escolar podem apresentar personalidade inferior a dos outros alunos da mesma idade. Terão dificuldade em se concentrar e aprender como o restante do grupo.

Como desmamar uma criança maior de 12 meses?

As crianças maiores de 12 meses sofrem mais ao deixar o peito da mãe. Elas podem desenvolver sintomas como gagueira, enurese e fragilidade extrema, demonstrada com choro excessivo e apego. Para tornar essa mudança um pouco menos dolorosa para a mãe e a criança tente fazer a mudança de forma natural, administrando o leite de vaca em horários alternados com o peito,  até que ela perca o interesse.

Quando alimentar o bebê com leite de vaca?

O leite de vaca possui propriedades que podem causar rejeição natural do organismo, provocando diarreia, vômito e emagrecimento além de outras complicações. Por esse motivo o leite de vaca é recomendado somente a partir dos 12 meses de vida do bebê, quando se acredita que as defesas de seu organismo estarão mais bem preparadas para receber as propriedades do leite de vaca.

A partir de uma alimentação saudável e nutritiva, o leite administrado pode passar a ser o leite de vaca, caso o bebê não tenha alergia a lactose .

Trabalho e mamadeira

Caso a mãe precise trabalhar, a introdução da papinha pode se iniciar no quarto mês de vida do bebê, assim no sexto mês, o bebê já terá se acostumado à mamadeira, e a mãe não precisará se desesperar para que o bebê aprenda a se alimentar sem o peito, em um curto espaço de tempo.

Algumas mães optam por tirar o leite do peito com bombinhas ou manualmente, e deixar armazenado, para que a pessoa que ficará com o seu bebê, possa da-lo na mamadeira. Este hábito deve se iniciar antes da mãe começar a trabalhar para facilitar a adaptação de ambas as partes.

como desmamar o bebê

 

Administre a mamadeira no intervalo de três horas cada uma, e após as refeições.

Sucos e chazinhos devem começar a ser administrados nesta fase, para que o bebê se acostume ao bico de látex, muitos nem estranham, outros demoram um pouco mais a se acostumar, insista sem forçar e seja segura, o bebê sente a insegurança da mãe

e pode reagir de maneira a repudiar a mamadeira.

Hora da papinha

Na hora da papinha, muito cuidado com a higiene dos alimentos, principalmente verduras e legumes crus. Os intervalos entre uma papinha e outra devem ser de três horas caso o bebê tenha se alimentado de todo o pratinho. De início, uma banana prata inteira, ou uma fatia de mamão inteira, são suficientes para o intervalo de três horas para um bebê de seis meses. Ofereça suco ou chá, sem açúcar após a frutinha, numa proporção de 30 ml.

Mesmo que o bebê ainda esteja no peito, ofereça água filtrada e fervida, ou mineral, na chuquinha ( 20ml), após o introdução da papinha, ele não precisa tomar tudo.

Açúcares e gorduras

Mamãe fique atenta aos bolos, doces, bolachas e salgadinhos, jamais substitua o arroz com feijão por esta besteiras ,esses alimentos são ricos em sal ,açúcar e gordura hidrogenada,e farão de sua criança,uma criança obesa no futuro!

Com todos esses cuidados e amor de mãe, o bebê crescerá saudável e feliz!

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *