Enurese: xixi na cama



A criança começa a conter o xixi durante a noite, a partir dos quinze meses, mas o domínio só se dará por completo a partir dos dois ou três anos. Siga as dicas da matéria Troninho infantil: Como ensinar o bebê usar e, sinta – se mais segura para realizar a tarefa  de ensinar o seu filho nesta fase. A primeira dica deverá ser paciência!O bebê que ainda não aprendeu a usar o troninho, certamente fará xixi na cama, o que pode se transformar em um problema chamado enurese infantil.

Xixi na cama causas

É considerada Enurese (Emissão involuntária de urina durante a noite)entre as crianças de quatro a cinco anos, sendo que vinte por cento das crianças têm esse problema até os dez anos.

Os meninos sofrem mais desse distúrbio, por insegurança emocional, já que as meninas amadurecem mais cedo que os meninos. Noventa por cento dos casos, se deve ao estado psicológico das crianças. Mas, após certa idade, também atribui-se a crianças que tenham diabetes, problemas nos rins, má formação na coluna vertebral, certas infecções intestinais, ou sequelas de uma epilepsia infantil.

Dicas

Para evitar que problemas psicológicos causem esse distúrbio na criança siga estas dicas:

  • Ensine a criança a usar o peniquinho na idade certa, que é a partir dos quinze meses, sem traumatiza – la.
  • Ao nascer um irmãozinho, deixe que a criança participe dos cuidados com o bebê recem chegado, pedindo favores como : pegue a fraldinha para a mamãe…ou…vamos dar banho no bebê?…mamãe precisa que você me ajude a colocar a mantinha…e etc.
  • Evite que a criança beba muito líquido antes de dormir.
  • Acorde a criança duas ou três vezes durante a noite para que faça xixi no vaso do banheiro.

Se após os sete anos de idade, a criança passa a apresentar esse problema continuadamente, procure um pediatra , ou um psicólogo infantil.

Fonte:Livro Sobre Vida/VolIII- Livro acadêmico de Medicina

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *