Escovação dos primeiros dentes do bebê



escovação dos primeiros dentes do bebê poderá acontecer quando o bebê já estiver com quatro dentinhos. Nesta fase ele estará pronto para ser amigo da escova de dentes. A fase dos dentes de leite começa geralmente a partir dos seis meses de vida do bebê, mas há casos em que o dente pode nascer antes mesmo do primeiro mês, o que se chama de erupção natal.

Escova de dentes para bebês

dentes do bebê

A escova de dentes deve ser de cerdas bem macias e pequena, sendo dispensável a pasta dental, pois o bebê ainda não sabe cuspir. A escova deve ser lavada e seca após cada uso.

Use a ponta de uma fralda de algodão com água, para limpar a boca do bebê, após cada mamada, ou papinha, além da escova, pois existem bactérias que ficam alojadas na língua, gengivas e bochechas. Para facilitar, faça com que pareça uma brincadeira.

Cuidados com os dentes do bebê

É  importante cuidar bem dos dentes de leite do bebê , por que eles serão a base para uma dentição permanente mais resistente, mantendo harmonia entre os dentes e o crescimento da musculatura da face. Observe algumas dicas:

  • O que fazer se o dente do bebê quebrar: Em caso de queda, em que o dente da criança se quebre, é aconselhável que se leve a parte do dente em soro fisiológico ou leite ao odontopediatra, para a colagem do mesmo.O mesmo procedimento deve ser realizado em caso de perda do dente.
  • Como evitar a cárie do bebê: A mamadeira pode causar cáries, em especial a mamadeira noturna, é bom que se eduque a criança a deixar a mamadeira, próximo dos 12 meses.
  • Como evitar que o bebê cresça com os dentes tortos: Chupetas e o dedo na boca, podem entortar os dentes do bebê.
  • Quando levar a criança ao dentista: Leve a criança ao dentista pelo menos uma vez a cada dois meses, para que se faça uma limpeza de placas bacterianas, e aprenda mais dicas sobre a limpeza dos dentes infantis.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *