Hora da papinha



A primeira papinha do bebê só será servida a partir dos seus seis meses de vida. Se esta é a fase do seu bebê, você pode começar dando suco de laranja lima (ou serra d’agua), por uns três dias ou mais, até que ele se acostume a ingerir algo diferente do leite materno ou do leite em pó.O suco deve ser dado sempre na hora do almoço e à tarde até às dezessete horas.Este horário é mais indicado para que o bebê vá se acostumando a ingerir comida mais densa durante a noite.
hora da papinha

A mamãe deve esperar mais ou menos 2 a 1 hora após o suco, para dar a mamadeira novamente, ou o peito.Quando o bebê já estiver acostumado com o suco, a mamãe poderá acrescentar, mamão ou cenoura ao suco de laranja.A quantidade é de apenas quarenta ml, ou conforme a vontade do bebê.Comece com a medida da chuquinha para evitar o exagero,com o tempo e a introdução da papinha aumente a quantidade de suco.

Quando e como adicionar a fruta ao cardápio do bebê?

Amasse sempre as frutas com o garfo, desta forma, além de manter as fibras, essenciais para a saúde do bebê, a papinha amassada ajuda a criança a se acostumar aos pedacinhos do alimento, e será mais fácil aceitar as receitas de papinhas salgadas, quando forem introduzidas na alimentação.Caso o seu bebê não goste dos pedacinhos, o ideal é começar oferecendo alimentos doces que contenham texturas, como por exemplo, gelatina, sagu, e arroz doce, ao invés de optar por excluir alimentos que contenham pedaços.Intercale as frutas com os horários do suco.

De preferência não use açúcar nas frutas, pelos seguintes motivos:

  • Se o bebê ingere muito açúcar os primeiros dentinhos a nascerem correm o risco de serem cariados.
  • Se o bebê tiver tendência ao diabetes, a mamãe já está colaborando com a doença.
  • Outro motivo é a obesidade, o açúcar causa obesidade e já é encontrado no arroz,feijão,bolachas,pães e bolos.

Alguns legumes também contém açúcar, embora não seja açúcar refinado, após algum tempo causam efeito desfavorável à saúde do bebê, como a beterraba.Em casos de diabetes na família utilize o alimento em pequenas quantidades e raramente.

Você pode iniciar com as frutas, banana prata ou maçã, pêra raspada, mamão e abacate.Se o bebê empurrar tudo para fora, insista. Muitas vezes essa atitude não significa que o bebê não quer comer, e sim que, ainda não sabe como manter a comida na boca!

Evite dar maçã, a não ser amassadinha com mamão, caso o bebê apresente o intestino preso.Se o bebê estiver com diarréia , experimente dar a maçã pura, se não é o caso, seu bebê pode ficar ressecado.

Também evite as frutas muito ácidas, elas podem causar queimação no estômago do bebê e aftas na boquinha.

Como introduzir a papinha na alimentação do bebê

O ideal é que se ofereça ao bebê, papinhas que não devem ser batidas no liquidificador, pois isso quebrará as fibras dos alimentos, muito importantes na alimentação do bebê. Comece com caldinho de feijão passado pela peneira com arroz e caldinho de carne. Dispense os grãos do feijão por enquanto, pois causam gazes e má digestão.Dê a papinha no almoço e jantar, até às dezoito horas, uma porção pequena e razoável dessa mistura simples, para que o bebê se acostume à consistência do alimento.

O bebê alimentado no peito da mãe, provavelmente estará acostumado com o sabor do alimento oferecido na papinha, já que durante a amamentação, o bebê experimenta um benefício oferecido pelo leite materno que chamamos de “flavor”, que é o sabor do alimento consumido pela mãe, e está presente no leite.Em seguida dê o suco, a próxima mamada será daí a três horas.

Se o bebê aceitou a papinha, comece a incrementar as receitas, misturando legumes cozidos como:batata, cenoura, abóbora, beterraba, mandioquinha salsa e também verduras como, alface, brócolis, e couve manteiga … só evite o espinafre, pois dificulta a absorção de cálcio.

Use pouco sal, ou quase nada, pois já sabemos que o sal retém líquidos, causa hiper tensão e colesterol.

Dê macarrão raramente, aproveite mais os legumes , arroz e verduras, se preferir o macarrão hoje, dispense o arroz! Esta dica vale especialmente para bebês ressecados, neste caso evite o arroz e utilize apenas o caldinho de feijão com algum legume.

As carnes podem começar a ser dadas logo no sexto mês, abuse dos caldinhos até sentir que o bebê está pronto para experimentar a carne.Prefira carnes brancas como peixes e aves.(também passados pela peneira).

Paciência será a sua maior aliada, e calma muita calma, boa sorte!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

5 thoughts on “Hora da papinha

  1. silvia leao says:

    Bom dia. Tenho muitas dúvidas quanto à preparação da papinha salgada para o bebê (6 meses). Vocês podem me ajudar?
    1 – como preparo o feijão? com cebola, coentro? qual a quantidade de sal (digamos, para uma xícara de feijão, quanto de sal?)
    2 – qual o tipo da carne? filé? músculo? alcatra? Como preparo a carne para dar o caldinho? cebola, sal etc?
    3 – é para misturar o feijão com o arroz e o caldinho de carne ou para dar tudo separado?? qual a quantidade?
    Obrigada,
    Silvia

    • Teka says:

      Oi Silvia, a alimentação pode ser preparada normalmente, os cuidados deverão ser relevantes em consideração aos grãos de feijão, que por exemplo, não devem ser oferecidos ao bebê inicialmente, a não ser o caldo.O tipo de carne e sua preparação, também devem ser comuns a do dia a dia, não mude o modo de preparo, apenas ofereça o caldo sem gordura.Misture o caldinho de feijão, com o arroz e o caldinho de carne, também pode misturar algum legume como cenoura, ou mandioquinha salsa, não tem problema, só não bata no liquidificador, prefira passar pela peneira, ou, amassar bem com o garfo, passe o arroz pela peneira também.Para o bebê não ficar ressecado, ofereça sempre um suquinho de laranja lima com mamão ou apenas laranja lima.

      P.S. Couve, brócolis, alface já podem ser oferecidos ao bebê de 6 meses sem problema algum, assim como o peixe, apenas evite a cebolinha salsa que causa gazes e mal estar!Beijo!

  2. Priscila says:

    Eu adorei as dicas de alimentação.
    Tenho uma bebe de 7 meses, e não sabia variar a papinha dela.
    Tinha várias dúvidas sobre o que dar a ela, e através de vocês pude aprender um pouco mais. Obrigada, beijos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *