Inchaço das mamas

mulher amamentando



No início da amamentação, a mama produz grande quantidade de leite, causando endurecimento e dor, um aspecto conhecido como empedramento das mamas. Este inchaço das mamas é comum quando o  bebê não consegue absorver todo o leite da mãe. Nestes casos, é aconselhável que se retire o leite das mamas através de uma bomba extratora de leite materno , e o reserve na geladeira, ou, procure o auxílio de bancos de leite para fazer doações.

As mamas inchadas ou empedradas pelo acúmulo de leite, podem receber compressas quentes para aliviar a dor.

Como aliviar as dores causadas pelas mamas inchadas?

A dor ao simples toque no caso do leite empedrado pode ser muito desconfortável, por isso selecionamos algumas dicas que poderão amenizar esses sintomas:

  • Aplique compressas úmidas e aquecidas, e ao tomar banho deixe a água do chuveiro cair sobre a mama para aliviar a dor.
  • Faça massagem ao redor da mama para amolecer os nódulos formados pelo leite.
  • Faça movimentos de cima para baixo com as mãos, até a direção do bico do seio.
  • Beba bastante líquido, e descanse.

Dor no bico dos seios

O bico dos seios podem rachar e sangrar durante o período de amamentação.A dor intensa pode acabar induzindo algumas mulheres a abandonar a amamentação do bebê, mas o natural é que insista, e troque as mamas sempre que uma estiver mais  ferida que a outra.

Limpar o bico dos seios com soro fisiológico a cada mamada poderá fazer bem à sua saúde e à saúde bucal do bebê, além de pedir ao médico cremes específicos para o processo de cicatrização do bico dos seios durante o período de amamentação.

Que alimentos fazem bem durante a amamentação?

Amamentar dá fome, dê preferência alimente-se de  frutas, iogurtes, e saladas.Durante a amamentação o bebê já inicia o processo de definição de sabores, portanto faz bem comer de tudo um pouco para que ao iniciar a papinha, o bebê já esteja familiarizado com os tipos de alimentos que deverá gostar e comer.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *