Home » Células tronco » O que é um embrião?

O que é um embrião?


O embrião humano tem tais características (foto), na fase de diferenciação orgânica, que acontece da segunda à sétima semana de gestação.Nesta fase, o embrião já pode ser considerado um indivíduo, e estará envolvido por um saco que servirá de proteção contra choques externos, e como forma de prevenção às toxinas.Permanecerá neste saco por até dois meses, e depois será alimentado pela placenta, e passará do estado de embrião a feto.Durante as fases do embrião, são desenvolvidos membros, genitália externa, e um esboço das pálpebras.

Por que o embrião é um indivíduo?

Segundo a definição do dicionário indivíduo significa:não dividido;indiviso;qualquer ser, vegetal ou animal, em relação à sua espécie;

Como toda a natureza universal, é composta por átomos,(átomo do grego, e tem por significado indivisão), e o nosso DNA é formado por uma rede de átomos, podemos então considerar que
somos iguais e diferentes entre si.Somos iguais, pois partimos todos de um mesmo ponto,um único grão, do primeiro átomo, e, diferentes por que , como indivíduos perpetuamos cada espécie, ou seja, cada rede de átomo constitui um DNA.

Quero dizer que, cada embrião carrega um código genético, referente a sua espécie, portanto é um indivíduo.

Sabemos que as propriedades da água identificam a água, da mesma maneira que, as propriedades de um embrião identificam a sua espécie!

O embrião de um sapo, se tornará um sapo, o embrião de um cachorro…um cachorro…e assim conseqüentemente, um embrião humano, certamente gerará um ser humano!

Não é muito difícil compreender que, (retrocedendo…), um senhor idoso um dia foi um jovem , uma criança, um bebê,um embrião!

Por que tanta polêmica quanto a manipulação de embriões?

Sabendo que, um embrião por ser um indivíduo, um dia será um ser humano, muitos cientistas ainda têm opiniões divergentes, sobre a ética na manipulação de embriões.

Não é necessário uma formação religiosa para defendermos a vida, este é um assunto que, se discute tanto na comunidade pública, quanto na comunidade científica.

Defender a ética científica em relação a manipulação de embriões , envolve também a luta contra o aborto.

Muitos acreditam que, após a aprovação de tal manipulação, a aprovação do aborto seja eminente.

Em defesa da vida de um feto ou embrião em fase gestacional, temos os seguintes argumentos:

Ao imaginarmos um feto, logo temos a idéia de que por não pensar , o feto não sente dor, esta é uma impressão errada.Na oitava semana o embrião já está se transformando em feto e os principais órgãos estão desenvolvidos, inclusive cérebro, coração, olhos etc… portanto ele sente dor!

Outra questão, é que mulheres que buscam clínicas abortivas estão se arriscando a morrer, devido a clandestinidade de tais estabelecimentos que, não têm o menor compromisso com a vigilância sanitária ou com o ministério da saúde, órgãos estes, responsáveis pela boa conduta médica, e higiene das clínicas e hospitais.Isto ocorre por que o aborto no Brasil é ilegal.

Em que casos o aborto é legal?

No Brasil , o aborto só é permitido em casos de, amniocentese, a partir de exames que demonstrem que o feto está se desenvolvendo com uma anomalia ou má-formação severa, como uma espinha bífida ou um outro defeito genético grave.

A gravidez também poderá ser interrompida quando coloca a vida da mãe em sério risco.

Além dos motivos citados, o estupro também constitui uma indicação para aborto respaldada pela lei.

Fora essas situações o aborto é crime!

Recomendo o livro:”Embriologia” 2ª edição autores: Sonia Maria L. Garcia e Casemiro G. Fernandez.

 


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet.Casada há 17 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes