O que são as células tronco?

celulas tronco



São células tronco, aquelas que têm maior capacidade de se dividir, dando origem as células progenitoras, ou seja, células que são capazes de se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo humano. Estas podem ser encontradas com facilidade no cordão umbilical de bebês que acabaram de nascer, e embriões humanos. O embrião humano pode ser preferencial na intenção da captura deste tipo de célula, por renderem um trabalho científico melhor, e abundância de material. No entanto, o uso de um embrião humano como fonte deste tipo de célula, tem causado polêmica, até mesmo entre cientistas.

As células-tronco do embrião têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue.

O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças do tipo degenerativas e traumas.

Essas células podem ser encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico, mas a ciência aposta na investigação das células embrionárias, por seu poder de diferenciação dos tecidos.

Vários países do mundo deram autorização à ciência para a realização deste estudo , em sua maioria países que legalizaram o aborto.

No Brasil, a condição do estudo a partir de células tronco embrionárias, foi legalizada, com a condição de que, apenas embriões inviáveis para a fertilização,ou armazenados a mais de três anos, pudessem ser utilizados para tal procedimento.

Este é o prazo estipulado por profissionais atuantes na área de Técnicas de reprodução humana. A ética científica se faz presente também, com o peso da opinião pública.

Para que haja entendimento, são vozes que devem ecoar juntas.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *