Home » Gravidez Parto » Amamentar emagrece

Amamentar emagrece


É verdade que amamentar ajuda a mamãe a se livrar da barriguinha, mas pode levar meses até que a mulher volte ao seu peso normal, principalmente se a mulher engordou mais de 1 kg por mês como o recomendado, mas amamentar poderá ajudar no emagrecimento.

Como amamentar emagrece

amamentar bebe

A amamentação estimula a contração uterina, fazendo com que o útero retorne ao seu tamanho original, além de, proporcionar que a mulher queime mais calorias.

Mas amamentar também dá muita fome, e sede, por isso a alimentação deve ser balanceada, uma dica é não misturar dois ou mais carboidratos no mesmo prato , exemplo: arroz,macarrão e batata frita. O ideal é sempre se alimentar de um tipo de carboidrato, um tipo de verdura, e um tipo de proteína (carne).

No verão abuse dos sucos, frutas, e iogurtes, enquanto no inverno, uma boa dica de jantar é sopa, ou tortas assadas, acompanhadas por salada, pois a torta já é um prato completo, com carboidrato e proteína. Não faça dieta durante a amamentação, a mulher deve se alimentar muito bem, pois estará “fabricando” o leite do bebê, que precisa conter diversos nutrientes.

Por que amamentar faz bem?

A amamentação logo após o parto, faz com que o útero se contraia, este processo evita que a mulher sofra uma possível hemorragia (a principal causa da mortalidade materna no Brasil). A recuperação pós-parto é acelerada e o peso da mulher volta ao normal mais rápido se ela amamentar o seu bebê.

A amamentação e a cinta pós parto

A cinta pós parto dá uma certa segurança para quem acabou de dar a luz, mas não são todas as mulheres que usam, e o resultado tem sido satisfatório para ambas que amamentam, não foi identificado qualquer relação entre a cinta ou faixa abdominal e o emagrecimento após o parto, mas os benefícios do uso da cinta podem ser sentidos principalmente entre as mulheres que passaram pelo parto cesária, pois ela dá mais firmeza aos pontos até a sua cicatrização completa e evita a distensão muscular intensa.

Amamentação e exercício físico

É comum ouvir das pessoas mais velhas, que cultivam hábitos antigos, que durante a amamentação não se deve fazer exercícios por que o leite seca.Na verdade há uma certa razão nesta história. Acontece que os cientistas perceberam que a mulher que amamenta e faz exercícios, produz ácido lático no leite, alterando o sabor do mesmo e fazendo com  que o bebê rejeite o alimento. Desta forma, o leite deixa de ser sugado com mais frequência pelo bebê , e como não há o que estimule a sua produção, é bem provável que o leite seque.

Mas os cientistas perceberam também, que, quando o exercício é bem administrado, de forma leve e bem dosada, essa modificação no leite produzido pela mãe, não acontece com tanta intensidade, mantendo seu sabor original e, alimentando o bebê normalmente.

Outras considerações também devem ser levadas em consideração no momento de decidir voltar a fazer exercícios:

  • Acompanhamento médico;
  • Esperar o prazo especificado pelo médico como condição para voltar a se exercitar;
  • Acompanhamento de instrução de exercícios físicos profissional.

 


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

Inscreva-se no Youtube AQUI

youtube teka01