Deixando a pílula anticoncepcional

pilula anticoncepcional



É comum o uso da pílula em mulheres que não desejam engravidar , já que na maioria dos casos o controle de natalidade ainda compete somente à mulher. Mas se o casal deseja engravidar, esta página ajudará, no momento de deixar a pílula. É preciso tomar alguns cuidados neste momento, já que para algumas mulheres se torna mais difícil a concepção após anos do uso da mesma.Isto não significa que a mulher seja incapaz de ter filhos, ou que, ela esteja doente, mas somente que,  o organismo poderá levar um tempinho para se adaptar ao encerramento do anticoncepcional.

Como engravidar após deixar a pílula anticoncepcional?

pilula anticoncepcional

Será necessário que você deixe a pílula na atual série de comprimidos. Quanto mais cedo a abandonar,mais cedo poderá anotar seu padrão de mucoNão adianta tentar aprender o método usando a pílula pois seus hormônios mudam seu padrão de muco.

O sangramento do primeiro ciclo, deve acontecer logo após o primeiro mês, isso indicará que você teve uma ovulação, mas em algumas mulheres o ciclo menstrual pode acontecer em dois meses ou seis.

Como avaliar o muco genital?

Você precisará manter um mês de abstinência sem qualquer contato genital, para que não haja fluxo seminal, o sêmen pode alterar as suas secreções vaginais, caso esteja muito confusa sobre o seu padrão de muco, ou tenha usado o anti concepcional por muitos anos.

Um mês é o tempo necessário para se começar o método da tabelinha, tendo ou não sangramento do ciclo menstrual, ou sinal de fertilidade.

É comum que o muco após deixar a pílula,  se apresente de forma esbranquiçada e pegajosa,por vários dias sem alterações,o que indica a infertilidade. Ou então não se detecta qualquer tipo de humidade ou muco,o que também indica a infertilidade.

Mas se o muco apresenta uma constante mudança na aparência e uma certa humidade, sua cérvix pode estar danificada, portanto procure um médico.

No começo seu corpo tentará fazer com que seus hormônios subam e cheguem à ovulação (sem sucesso), e isso provocará uma alteração no muco, em forma de mancha de sangue ou na sensação. Neste caso, você saberá que não ovulou porque de dez a dezesseis dias não haverá menstruação. Em todo caso dê atenção às mudanças de muco.

Evite o coito três dias antes da mudança e três dias depois. Será preciso três meses de cilclo normal para que se tenha a certeza de que está realizando bem o método.

Também aconselha-se conversar com mulheres que praticam o método com sucesso para comparar situações e tirar dúvidas.

Como saber se estou ovulando?

Sua ovulação poderá apresentar grande dor abdominal (cólica), no entanto, não é seguro seguir apenas este sinal.Evite o coito (use preservativo) até três dias depois da menstruação, para que não haja interferência na coloração do muco, se quiser identificar a sua ovulação com certeza.

Nos dias secos e inférteis, a relação sexual com coito, está liberada, mas acompanhe a tabela para saber quando será sua próxima fertilidade.

Se perceber que o dia está próximo,evite o coito um dia ou dois, para que se tenha certeza de que o coito não alterará a coloração do muco, e então terá sucesso em tentar a gravidez no dia do ápice, sem dúvidas. Se você está usando o método para engravidar,é aconselhável evitar a concepção três ou quatro meses após deixar a pílula.

Isso evitará transtornos como abortos espontâneos, porém uma gravidez que não aborta, prossegue mal, (dependendo do caso), sendo que o risco é maior quando a mulher utilizou a pílula por muitos anos.

Seguindo esta regra ,pratique o coito nos dias em que o muco se apresentar fértil, e terá sucesso na concepção. Muitas mulheres abandonam a pílula por volta dos trinta e cinco anos de idade, quando o uso da pílula já apresenta risco para a saúde da mulher.

Este padrão de planejamento, se enquadra justamente para mulheres que usaram a pílula por muito tempo. Os riscos incluem enfarte, trombose, e hipertensão, dependendo da pílula e de cada situação.

Pense nisso na hora de escolher um método anticoncepcional para você, e pense também em quando você irá engravidar, para que seu corpo esteja em perfeita harmonia para a concepção,esclareça tudo com o seu médico.

Fonte: método Billings

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

18 thoughts on “Deixando a pílula anticoncepcional

  1. Teka says:

    Oi Natália,

    Se a sua menstruação costuma vir entre os dias 30,31, ou 1° do mês, o dia 10 provavelmente não foi um dia de risco, o seu período fértil se iniciaria no dia catorze, e se encerraria por volta do dia vinte ou vinte e um.

    Se você transou sem camisinha e sem contraceptivos, o risco sempre existe, mas se você me passou as contas certas as chances de uma gravidez são pequenas.

    Beijo, bom carnaval!

  2. Jaque says:

    Oieh deixei de tomar anticoncepcional injetavel(perlutan) ah um mes minha memstruação veio dia 25/04 ai naum tomei a injeção dia 19/04 veio a menstruação denovo!! agora dia 01/05veio denovo!! qual as chances de eu engravidar nesse mes!! to sem tomar a injeção pois quero ter um bebe!! Quero saber qual a porcentagem de chances de engravidar tenho!! Ficarei Grata se obtiver resposta brigada!! email_ jake_jdg@hotmail.com

  3. Teka says:

    Oi Jaque!

    O seu período fértil este mês, começará a partir do dia dezesseis ao dia 21, mas como o seu ciclo ainda não está regulado, pode ser que varie o dia da sua ovulação, neste caso, saiba que terá mais chances de engravidar a partir do dia 16 em diante!

    Beijo, boa sorte!

  4. arinete says:

    esqueci de tomar anticoncepcional um dia no outro transei sem camisinha mas nesse dia tomei as duas pilulas juntas,mas minha menstruaçao desceu e eu continuei tomando anticoncepcional ate hoje isso tem 1 mes so q qdo meu namorado goza dentro de mim o gozo volta todo
    e desce pra minha pernas isso nao acontecia posso estar gravida….me responda por favor estou desesperada arinetecristinasilva@gmail.com

  5. patricia says:

    olá meu nome é patricia tomo nticonsepcional via oral uno ciclo a três anosminha mestruação veio nodia 11/07 não tomei a injeção no dia 18/07 pois quero ingravidar e a medica disse me que estaria fertil no dia 22/07 ate dia 28/07 mas no dia 23 tornou a descer sempre fico mais que cinco dias e agora quando estarei fertil,por favor me responda obrigado!meu imail pmaximo_10@hotmail.com .

  6. Karoliny says:

    Oiiii,aqui onde eu moro é muito dificil fazer consulta ginecologista,estou notando diferença nos meus seios,sou casada há dois meses,minha pílula é Ferane35,e faltam 10 dias para terminar a cartela,e ás vezes não tomo sempre no mesmo horário,mas nunca deixei de tomar nem um dia,pois tomo de manhã,quando esqueço tomo até 15 hrs,quero aprender um pouco mais sobre a gravidez,me responde….Obrigada

  7. Raissa says:

    Olá,eu usei o implanon por 8 meses no braço mas nunca tive o periodo ,entretanto decidi tirar ,ja tirei o implante a um mes e ainda não veio o periodo,eu fiz um exame depois de duas semanas de retirar o implante e deu negativo ,o que faço posso estar gravida?
    obrigada

  8. Priscilla says:

    eii meu nome e priscilla minha mentruaçao veio nop dia 22 de novembro,quandoo foi no dia 24 tive relaçao com o meu namoradoo e sem preservativo quero engravida viz o teste de farmacia e deu positivo + fui fazer o de sangue e deu negativo+ fiz o exame no dia 3 de dezembro e como morro com ele tenho relaçoes quase todos os dias sem preservativo,antes de fazer o exame estava sentido enjoos e dores no peito,agora nao sinto + enjoos e neim dores no peito + minha barriga esta indurecida e sinto tunturas,fraquesas e estou com muco muito escuroo ,sera que posso estar gravida ?
    por favor me ajudee meu e-mail e priscilla2015@hotmail.com

  9. Simone says:

    oi boa noite .minha mestruaçao deseu no dia 08 de março e eu tive relasão com meu eis marido e tava desendo ainda sera q eu tem posibilidade deu engravidar.e nois fis teve relasão
    tem algum probrema
    e dia 15 de março eu comesei a tomar meu remedio o diane 35 eu nunca fis iso sera q tenho posibilidade de ficar gravida tomando o remedio.profavo me responde .meu email e sp.lima1981@bol.com.br

  10. Lara says:

    oii, sou a Lara, bem aconteceu o seguinte comigo, eu esquecia muito de tomar os anticoncepcionais e a minha menstruação veio antes do previsto, e eu e meu namorado transamos todos os dias, depois que eu parei de menstruar também fizemos todos os dias, eu quero muito engravidar, eu sinto algumas coisas estranhas, como dor de cabeça, injoo, será que eu posso estar gravida? meu e-mail é laraalinepereira@hotmail.com

  11. Angela says:

    Oi, meu nome é angela, e eu to com uma duvida, minha menstruação desceu dia 28 de maio, só que eu nao tomei a perluta no dia correto, ai minha menstruação parou por dois dias e voltou , e eu contei 8 dias apos a menstruação e tomei a injeção, meu medo é de engravidar pois tive relação ****** nesse tempo, mais na hora que ele ejacula dentro de mim, o gozo dele desce e escorre praticamente tudo, estou com medo de engravidar. me ajuda, obrigago. meu e-mail é angela_gatinhaw_12@hotmail.com

    • Teka says:

      Oi Angela, se você está com medo por que tomou o anticoncepcional de forma desregulada, o ideal é usar camisinha até o próximo ciclo.O coito interrompido é arriscado, continue atenta aos sintomas e faça o teste de gravidez se achar necessário.Beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *