Fases do bebê

fases



Agora que o bebê já está em casa, a família quer logo vê-lo ficar engraçadinho, e fazendo arte. É normal que surjam algumas preocupações em relação ao seu desenvolvimento, por isso acompanhe as do bebê nesta página e, descubra o que ele estará fazendo de novo, a cada mês!

Seis semanasFases do bebe seis semanas

O bebê já sorri com seis semanas! A partir das seis semanas, o sorriso do bebê, já não deve ser apenas reflexo, esta é a fase em que o bebê começa a responder aos estímulos dos pais e demonstrar que reconhece o ambiente familiar.

Dois meses

Aos dois meses os bebês desenvolvem o que chamamos de coordenação mão olho. É quando o bebê toca o que vê, ao contrário do que fazia antes, quando tocava sem olhar para o que estava tocando. Nesta fase os bebês gostam de ficar sentados , para que possam observar os objetos em seu campo de visão.
Para estimular o desenvolvimento do bebê com dois meses, segure-o sentado apoiando a sua barriguinha e ombros , enquanto conversa com ele, de modo que ele tenha que erguer a cabecinha para olhar para você.
Isso fortalecerá os músculos do ombro e do pescoço, e o bebê chegará aos oito ou nove meses, já se equilibrando e se esticando para pegar objetos sem perder o equilíbrio.

Quatro e seis meses

bebê com 4 meses

Aos quatro e seis meses o bebê já deve sentar sem apoio, e erguer a cabecinha e os ombros quando está de bruços, gosta de ficar apoiado sobre os pés , no colo de um adulto. É a fase em que a mãe que trabalha, enfrentará um sério dilema: ” Deixo meu filho na creche ou com a babá?
Alguns cuidados devem ser tomados ao fazer esta difícil escolha pois, o bebê está no momento de desenvolver o que os psicólogos chamam de “consciência emocional”.
Estudos recentes revelam que, os bebês diferem o bem e o mal aos seis meses de vida.No berçário ou na creche, entre as atividades que estimulam o aprendizado, os bebês também iniciarão a capacidade de se expressar, a Linguagem oral e a comunicação, são atividades presentes no currículo de uma creche.

Sete meses

Aos sete meses, o bebê passa o brinquedo de uma mão para outra e rola.
Atenção redobrada com lugares ligeiramente altos, nesta fase o bebê já pode rolar e cair da cama sozinho.

Oito meses

fases do bebe engatinhando

Aos oito meses, já tenta comer papinha sozinho, e engatinhar. Já é o momento de sentá-lo a mesa com o auxílio da cadeirinha, para que o bebê desenvolva o hábito de se alimentar da mesma comida da família. Isso estimulará o bebê a comer de tudo, e em horários certos, se alimentando mais e melhor.

Engatinhar exige, força equilíbrio,e uma série de manobras complicadas.
A maioria dos bebês, não consegue executar essa tarefa antes dos oito ou nove meses.

Após o bebê ter dominado a arte de engatinhar, ele tentará ficar em pé.

Nove e dez meses

O bebê que aprendeu a engatinhar tentará ficar em pé, isso acontecerá na fase dos nove e dez meses. Alguns cuidados são recomendáveis:

  • Certifique –se de que a ares é plana, limpa , sem parafusos soltos , peças pequenas, ou bordas ásperas, ou móveis instáveis.
  • Retire toalhas com ponta comprida, vasos de flores com folhagem comprida,vasilhas de animais, e objetos quebráveis.

Doze meses

Com doze meses o bebê para em pé sozinho, e entende ordens simples. Como os músculos das pernas, costas e pés, ainda são fracos, é bom o bebê ter algo para se apoiar , o andador pode ser um meio de não frustrar o bebê, durante o aprendizado, outro estímulo é andar com o bebê segurando suas mãozinhas, e parando sempre que ele parecer cansado , tudo a seu tempo, sem forçar.

Os primeiros passos do bebê sozinho, deve acontecer a partir dos quinze meses.Nesta fase o bebê se apóia com as pernas abertas, e cotovelos para o alto, para manter o equilíbrio. Permita que o bebê ande descalço, muitas vezes o sapato e a meia fazem o bebê tropeçar.
Atenção redobrada com portas abertas, cabos de panela, objetos pontiagudos e acessos à escadas.Portas de correr , ou do tipo vai e vem , devem ser travadas, assim como o portão de acesso à rua.

Vinte meses

Com o bebê deve começar a usar o peniquinho, e conseguir ficar seco durante o dia, aos dois anos de idade.
Para que não haja trauma, faça com que seja uma brincadeira, a hora do pipi deverá ser um momento divertido.
Certamente ocorrerá do bebê se sujar algumas vezes, demonstre que ele não conseguiu alcançar o objetivo, que era usar o peniquinho, mas não faça disso o fim do mundo.

Três anos

Durante os três anos a comunicação já deverá estar sendo feita através de palavras simples, e a criança já se mantém seca durante algumas noites.
A criança já deve ter iniciado no colégio infantil, e o aprendizado evoluíra mais rápido a partir de então.

Quatro anos

Aos quatro anos a criança veste-se e despe-se com alguma ajuda, e já usa o chuveiro adulto para tomar o banho.

É importante que a criança tenha essa autonomia.

Cinco anos

Nesta fase, aos cinco anos, a criança desenha figuras do corpo humano , com corpo e membros distintos.

O próprio colégio estimulará esse aprendizado.

Uma dica é aproveitar  bem todas essas fases, elas passam como um flash, e todos os momentos difíceis e cansativos serão lembrados como os melhores momentos da sua vida e do seu filho!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

2 thoughts on “Fases do bebê

  1. tamyris says:

    bom esse site é muito bom em relação a bebes e crianças. adorei e aprendi muito sobre como se cria e educa uma criança..parabens aos "donos" deste…agradeço desde ja a todos os conhecimentos passados neste!
    grata Tamyris Lopes Motta da Silva

  2. Lisley G. Colónia says:

    Olá,
    Amei esta postagem.
    Meu bebê completou 6 meses sábado retrasado. Ele é lindo e nos traz muitas alegrias!
    É maravilhoso vê-lo se desenvolvendo. Deus é maravilhoso!
    Beijos a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *