Pessoas baixas e obesas têm mais tendência a depressão



Na maioria dos casos , a causa da depressão é desconhecida , mas a depressão pode estar associada a tendência à melancolia, herança familiar , e,  uma constituição física, já que foi observado que pessoas obesas e de estatura baixa, estão mais propícias a sofrer depressão.

 

Os sinais da depressão atingem 80% dos jovens com excesso de peso, a porcentaem é de 21,7% para os que estão com o peso normal (dados da Universidade Federal de São Paulo , Unifesp).No entanto, ainda não se sabe o que ocorre primeiro, a depressão ou a obesidade, na maioria dos casos, apenas que uma pessoa depressiva, não tem ânimo , nem força para qualquer atividade.

Mas além da obesidade, traumas também são possíveis causas da depressão, como a perda de um familiar, ou um acidente drástico.

Sintomas da depressão

A depressão evolui de maneira lenta ou brusca.Muitas vezes a própria pessoa e familiares, não se dão conta da doença.Algumas atitudes auxiliam no diagnóstico:

– Olhar perdido.
– Choro freqüente.
– Constante queixa de cansaço.
– Busca por motivos de tristeza em qualquer frase, ou ação alheia…

Com a evolução da doença, a pessoa se torna:

– Ansiosa.
-Aumenta a sua desvalorização , e
– …não vê mais nada além de desolação e ruína.

Em uma fase ainda mais avançada da doença, a pessoa apresenta um estado de suposta melhoria, e se mostra livre da tristeza, é quando o doente, precisa de maior vigilância, pois nesta fase a probabilidade de um ato de suicídio é eminente.

A mortalidade por suicídio durante a depressão, é seis vezes maior, à de todas as outras mortalidades por doença.

Sintomas orgânicos também devem ser observados , como, fadiga, prisão de ventre, perda do apetite e perda de peso, dores de cabeça freqüentes,insônia,falta de apetite sexual, ausência de menstruação, ou menstruação dolorosa.

Sem tratamento médico, a depressão oscila entre meses de melhoria , com prováveis recaídas.

Fonte :Sobre Vida volume III / livro acadêmico de medicina

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *