Home » Fertilidade » Sangramento na gravidez

Sangramento na gravidez


Quando se está grávida, todo e qualquer sintoma que indique a perda de sangue, pode ser assustador mas, há casos em que a perda de sangue na gravidez não causa aborto. É importante ficarmos atentas ao tipo de sangramento na gravidez que está ocorrendo para identificarmos  a necessidade de auxílio médico.

Sangramento e gravidez:

Após a concepção, algumas mulheres podem sangrar. Há dois principais motivos para que ocorra o sangramento durante a gravidez:

  1. Se o que acontece, são manchas escuras de sangue, onde o aparecimento são esporádicos, diferente de um ciclo menstrual normal de cinco dias, pode significar gravidez! Essa mancha escura, é resultado do sangue de ciclos passados , que ficaram agarrados ao colo do útero. Com a gravidez , acontece o aumento do muco genital para a proteção do embrião, então esse sangue “velho”, tende a ser expulso do colo uterino. Esse estado não causa aborto, a grávida deve ficar atenta e procurar um médico , caso os borrões escuros perdurem por muito tempo.Sangramento ralo e em pequena quantidade, pode significar que o óvulo está se acomodando no útero, procure um médico caso o sangramento se repita por mais de uma vez.
  2. Se o que acontece são manchas de sangue vermelho “vivo”, pode ser sinal de algum agravamento gestacional mais preocupante como, infecções ou gravidez ectópica, procure imediatamente um médico que lhe dê auxílio necessário. A situação será mais alarmante caso o sangramento venha acompanhado de cólicas abdominais. Procure um médico , mesmo que o sangramento não seja como o de um ciclo menstrual normal, em alguns casos o aborto espontâneo pode ser controlado.


Como se controla um aborto?

sangramento na gravidezNos casos em que o aborto espontâneo é controlado, o cérvix permanece fechado e o médico recomendará que permaneça na cama por 1 ou 2 dias. Relações sexuais também deverão ser evitadas. Mas, se o sangramento é causado por um cérvix incapaz, este pode ser fechado até a chegada do bebê, sendo que, também deve ser administrado medicamentos para relaxar o útero.

O aborto torna-se inevitável se, o sangramento e as cãibras continuarem e, o cérvix começar a se abrir. Porém se o cérvix não é aberto e, o feto expelido naturalmente, o médico recorrerá a processos clínicos, como acuretagem, ou procedimento de sucção.

Gravidez e sangramento após relação sexual:

É normal que a mulher perca algum sangue em forma de manchas, quando a partir do sétimo ou oitavo mês de gestação, há um contato sexual. Muitas vezes o estado não é abortivo, mas indica certos cuidados, como a ausência da relação íntima por algum tempo. O ato sexual não machuca o bebê, pois o cérvix está muito bem fechado, a abstinência neste caso, serve apenas como prevenção, para que não ocorra perda de sangue novamente.

Mulheres grávidas não menstruam

Muitas mulheres afirmam ter menstruado durante a gravidez, quando na verdade elas podem ter sofrido um sangramento. O óvulo fecundado impede que ocorra a menstruação, por isso ao estar grávida a menstruação se torna impossível.

Observe o seu sangramento e procure um médico se sentir dores acompanhadas de um volume de sangue muito grande. Procure o seu médico para maiores informações.

Fonte:Sobre vida Vol.III/Livro acadêmico de medicina

Inscreva-se no meu canal do youtube e receba mais informações sobre o tema!


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

95 comments

  1. Tomei a pílula do dia seguinte tem 8 dias e hoje desceu um leve sangramento antecedido de uma borra preta. O que isso pode significar?

  2. Oi teka. Fiz um teste deu positivo apos 15 dias de atraso depois de 4. Dias. saiu um pouco de sangue.vermelho bem claro mim. Ajuda oq faco

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

Inscreva-se no Youtube AQUI

youtube teka01