Vacinação



vacinação infantil

O Programa Nacional de Imunizações, ou PNI, é o setor do governo responsável pela imunização das doenças no Brasil.Este programa toma conta do plano de vacinação de crianças, mulheres e idosos no país, pretendendo imunizar ou erradicar determinadas doenças no nosso território.É a partir deste órgão, que o brasileiro terá acesso às vacinas disponíveis gratuitamente nos Postos de Saúde.Para mulheres ainda existem as vacinas na gravidez, elas devem ser administradas durante o pré natal.

A caderneta de vacinação é um direito da criança

São deveres dos postos de sáude, a disponibilização de alguns direitos da criança.A criança tem direito a:

  • Ser registrada gratuitamente;
  • Receber gratuitamente as vacinas indicadas no calendário básico de vacinação;
  • Contar com serviços de saúde e ter acesso a escola pública e gratuita perto do lugar onde mora;
  • Ser acompanhada pelos pais nos serviços de saúde.

Calendário de vacinação infantil

vacinação calendáriovacinas

A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém nascido.O esquema básico constitui de 3 doses, com intervalo de 30 dias da primeira para a dose e 180 dias para a terceira dose.

O esquema de vacinação atual é feito aos 2,4 e 6 meses de idade com a vacina tetravalente e dois reforços com a tríplice bacteriana (DTP).O primeiro refotço é feito aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos.

A vacina contra febre amarela está indicada para crianças a partir de 9 meses de idade que residem ou que viajarão para área endêmica, estas áreas são os Estados: AC,AP, AM, DF, GO, MA, MT,MS,PA, RO, RR, e TO.Pessoas que vivem em áreas consideradas de transição também devem imunizar suas crianças, essas áreas são determinados municípios como: BA,MG, PR, PI, RS, SC, e SP.Ao pensar em programar uma viagem  para algumas destas áreas de risco, tome a vacina 10 dias antes.

 

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *