Home » Gravidez Parto » Gravidez passo a passo

Gravidez passo a passo


A gestação e o parto são efetivamente uma aventura de resultados imprevisíveis, por isso é muito normal que os pais se empenhem em descobrir tudo sobre a gravidez o quanto antes , a fim de conter a ansiedade e a apreensão, além de curtir cada momento da gestação.Por isso, neste tópico iremos abordar tudo o que for possível em palavras, desde as alterações gerais do organismo da mamãe, aos sintomas da gravidez, parto e nascimento do bebê, a fim de, responder a todas as dúvidas sobre : Varizes; Prisão de ventre; Pressão Arterial; Estrias;Falta de ar;Curvatura da coluna;Manchas na pele, e o papel do pai na gestação.

Aproveite bem este momento, para se inteirar sobre todos os detalhes, e tomar todos os cuidados na gravidez.

gravidez

Grávida tem desejo?

Uma vez constatada a gravidez, geralmente a primeira pergunta a ser feita, será em relação aos aos desejos da mulher durante a gravidez, muitas vezes ironizado em comédias românticas, é possível que esse sintoma seja mesmo, uma mudança do metabolismo da mulher.

A grande maioria das mulheres grávidas, têm desejos por alimentos ácidos, principalmente em casos em que as mulheres estejam sofrendo de grandes ânsias de vômito.

Cientificamente pode se dizer que é um caso psicológico, mas devemos lembrar que o corpo da gestante está em turbulência e modificações severas, portanto não devemos encarar os desejos sobre determinados alimentos, apenas como mero capricho feminino.

Ainda cientificamente falando, o que se diz , é que o aumento da fome se dá pelo fato psicológico que a gestante sente, de que precisa insistentemente alimentar o feto, mas na prática não é bem assim, muitas mulheres só se dão conta da gravidez no terceiro ou segundo mês, e declaram que já estavam se alimentando acima do normal antes da descoberta da gravidez.

Manchas na pele durante a gravidez

Algumas mulheres, entre elas as de pele branca, têm maior potencial para desenvolver manchas escuras na pele, também conhecidas por cloasmas.Essas manchas podem ser provocadas pelo sol, além de alteração hormonal.

Complementos vitamínicos

Além de uma dieta balanceada, mulheres grávidas necessitam de complementos vitamínicos .As glândulas supra renais, ativam a secreção de aldosterona, que retém sódio no sangue , que por sua vez reterá água.

Esse processo pode causar uma diminuição de ferro no sangue da mãe, e sintomas de anemia na gestante, que em parte tem a ver com o ferro que está sendo armezenado no fígado do feto, assim como o cálcio da mãe também é requerido pelo bebê nesta fase.

Acontece que o bebê deverá utilizar esta reserva de ferro no fígado, enquanto estiver sendo amamentado pelo leite materno, para o desenvolvimento natural do seu metabolismo, já que, o leite não contém este elemento.

Os complementos vitamícos receitados para gestantes , como o ácido fólico, e a vitamina C, servirão para corrigir esta carência, seguida por uma alimentação saudável e balanceada.

Pressão Arterial da mulher grávida

O aparelho circulatório da mãe também sofre alterações consideráveis!Esse processo pode mexer com a pressão arterial da gestante, se a pressão baixar a mulher tende a sentir sono e dores de cabeça, isto por quê, o feto chega a absorver 16% do oxigênio contido no sangue da mãe.Sendo assim, o coração tende a trabalhar mais e mais rápido, pois as necessidades de oxigênio da mãe, aumentam para 20% em relação ao normal.

Para se ter uma noção básica sobre o que acontece com a gestante nesta fase , é só compararmos as atividades cardíacas de uma gestante em repouso, com as de uma mulher em estado não gestacional, em atividade cotidiana…a atividade cardíaca das duas mulheres são similares.

O crescimento do útero também terá efeito sobre o coração , uma vez que com o seu crescimento provoca a elevação do diafragma, que empurra o coração, obrigando – o a trabalhar inclinado.

Varizes na gravidez

Toda essa atividade “extra curricular”, mais a ação do hormônio progesterona, enfraquecerá as paredes venosas, provocando dilatações nas veias, causando as varizes, principalmente nas pernas, onde há a maior concentração de plasma.

Para se evitar o surgimento dessas indesejáveis companheiras de muitas mulheres durante a gestação, o uso das meias elásticas, ainda é indispensável, principalmente se há casos de mulheres que desenvolveram varizes, na família.

Outro sintoma comum, é o apararecimento de varizes no reto, (hemorróidas), a pressão do útero pode ocasionar este incômodo, consulte o médico para tratamento adequado, prefira lavar com água após cada ida ao banheiro ao invés de papel higiênico, para evitar que alguma varize se rompa.

Falta de ar na gravidez

Como o diafragma é empurrado pelo útero, os pulmões tendem a sofrer alguma pressão.

Apesar de não ter diminuída a capacidade vital dos pulmões, é possível que por esta situação, a gestante tenha algum sintoma de falta de ar.

Porém o aumento da freqüência nos movimentos respirátórios, é considerado normal nesta fase.

Prisão de ventre na gravidez

O aparelho digestivo talvez seja o que mais causará desconforto, já que o estômago, o fígado e a vesícula biliar serão deslocados com o crescimento do útero.

Tanto o estômago, quanto o intestino perderão parte de seu tônus, assim como o ácido gástrico tende a diminuir.

Essas mudanças ocasionarão em uma lenta passagem de alimentos pelo estômago e intestino, que facilmente resultarão em regurgitação e prisão de ventre mais freqüentes.

Sangramento na gengiva

As gengivas poderão sangrar com mais facilidade, e um provável processo de inflamação nas gengivas deverá ser evitado com a administração de ácido fólico e vitamina C.

Bexiga comprimida

É notável o fato de que as gestantes estão freqüentemente sentindo vontade de urinar, isso ocorre por que ao contrário do aparelho digestivo, que tem o seu funcionamento desacelerado,nos rins a passagem de líquidos aumenta, devido a necessidade de uma maior filtragem do sangue.

A situação deve ainda piorar com o crescimento do útero e a notável compressão da bexiga.

Curvatura da coluna da mulher grávida

Outra situação bem comum de acontecer com o crescimento uterino, é visivelmente notado na coluna.Uma curvatura acentuada da coluna vertebral, em conjunto com a acomodação da bacia para facilitar a passagem do bebê que vai nascer, provoca na mulher um andar popularmente conhecido como “andar de pata”.

Tabém é comum que nesta fase a gestante sinta muitas dores nas costas, sendo aconselhável a aplicação de uma técnica de reeducação corporal conhecida como RPG que reeduca a postura e modela o corpo.

Estrias na gravidez

Como se essa ainda não fosse uma situação de desconforto estético, a mamãe ainda poderá sofrer com uma indesejável pigmentação da pele, especialmente no rosto e nas mamas, uma mancha em forma de máscara chamada de cloasma gravídico, ou ainda sofrer com as temíveis estrias, causadas pela ruptura das fibras da pele.

Mas não se desespere, peça ao ginecologista cremes manipulados e tratamentos adequados, para amenizar estes possíveis trantornos durante a gravidez.

É nesta fase que algumas mulheres despreparadas, tendem a se deprimir, tanto por não haverem planejado a gravidez, quanto por não se sentirem visivelmente bonitas.

Manchas na pele

O papel do pai na gestação

Por esse motivo, o papel do futuro pai e marido, é fundamental para a gestante e o bebê, já que a mãe e a criança estão inter comunicáveis até o nascimento, seus sentimentos e sensações afetam o bebê e sua formação psicológica.

Sendo comprovado, que ao nascer os bebês podem reconhecer a voz da mãe e ter familiaridade com a língua falada no país em que nasceu, não é de duvidar da capacidade que os bebês têm, de reconhecer gestos carinhosos e afáveis que puderam ser relacionados aos sentimentos de satisfação e felicidade da mãe, enquanto o bebê ainda estava no ventre.

Essa é a parte do pai na gestação, permitir que o bebê se sinta feliz e confortável, enquanto no ventre da mãe, o seu estado psicológico de perceptividade , está sendo formando.

Feliz gestação, e uma boa hora!


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet.Casada há 17 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

4 comments

  1. nossa eu tenho 16 anos to de 2 meses
    to com muito medo na hora do parto e tambem ficar com aquela barigona
    ……. primeira vesss mais nao vejo a hora de ter meu bb nos braços algo que que eu gerei felicidade de mae

    • Na hora do parto você não sentirá medo, você só vai querer que seu bebê nasça logo, e o barrigão pode ficar incômodo no finalzinho da gravidez, mas até lá é uma delícia vê-la crescendo!!!beijão!!!

  2. Estou de 3 meses e é um menino , meu marido tha orgulhoso por ser meino, mas tho com um pouco de medo de fazer o parto cessario tenho receio de q algo de errado, mas tho curtindo minha primeira gestação, mas os enjous são desconfortaveis..

  3. oi porque estou completando 5 meses e a minha barriga nao esta grandona mais estou muito feliz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes