Leite materno protege o bebê contra a dengue



Dentre as muitas qualidades de se alimentar o bebê, a partir do leite materno, uma qualidade pouco divulgada, é a imunização que o leite materno oferece ao bebê, contra a dengue, mesmo que o bebê tenha sido picado pelo mosquito.O coordenador da Rede Brasileira de Banco de Leite humano, João Aprígio, explica que o leite humano tem um fator anti-dengue na parte gordurosa, e isso protege a criança de uma maneira muito eficaz.

leite materno

A descoberta foi feita a trinta anos atrás, e não é muito conhecida devido, entre outras deficiências, ao fato de, naquela época, a doença não ser ainda uma epidemia.

O leite materno não funciona exatamente como uma vacina, a substância lipídica do leite (ésteres) entra na corrente sanguínea, circula e depois é eliminada pelo organismo humano, tendo uma ação farmacológica, ou seja, a proteção só se dá durante o período de amamentação.

Não se sabe ao certo, o número de mamadas necessárias para a imunização da criança, portanto não é um método EXCLUSIVAMENTE eficaz contra a doença.

O que é o colostro?

Durante a gravidez e, até os primeiros meses de vida do bebê, a mãe produz o colostro, que é uma substância rica em imunoglobulina.É a imunoglobulina que protege a criança contra todas as doenças que a mãe já teve.

Substâncias protetoras específicas, protegem o bebê, contra um tipo específico de doença, como a dengue, a cólera, a caxumba e outras.Um outro tipo de proteção que o leite traz, são as substâncias inespecíficas, estas agem contra uma gama variada de bactérias.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *