Os beneficios do Yoga



Literalmente Yoga significa união, numa referência aos benefícios atingidos pelo corpo e mente, através da prática desta filosofia.Tem origem na Índia, e há mais de quinhentos anos, tem sido o método holístico mais antigo no mundo.Sua filosofia pretende unir corpo e mente, para que possamos agir e, lidar com nossos pensamentos e emoções com maior clareza.

A vida tem seus conflitos, crianças chorando, brigando, cachorro que fez xixi no tapete…enfim, o Yoga promete aliviar as tensões, para que se possa lidar melhor com estes problemas do dia a dia.

Seu efeito deverá ser sentido após algumas sessões, e entre seus benefícios à saúde estão,  a forma física, fortalecimento do tônus muscular, desenvolvimento da agilidade corporal, maior capacidade pulmonar, fortalecimento do sistema cardiovascular, redução no stress, maior resistência física e equilíbrio, tanto corporal quanto mental.O Yoga também melhora a atividade sexual do casal, leia em: O Yoga e o Sexo.

É uma ótima opção, para pessoas estressadas que, precisam relaxar para poder recuperar a concentração e ainda voltar a forma.

Após uma aula de Yoga, o seu corpo certamente “pedirá”, por uma segunda rodada.E se você não tem tempo para a prática numa academia, exercite -se em casa mesmo, com as crianças, marido, sogra, vizinha…

Existem muitos dvds, com explicações básicas que podem ser muito úteis para iniciantes!

Filosofia.

Algumas frases que descrevem essa filosofia oriental, tem relação com o convívio social, o respeito mútuo e a paz interior.

Não devemos fazer a outrem o que não gostaríamos que fizessem conosco.
Essa é em resumo a lei de Dharma.
Mahabarata

Mantendo o corpo firme, com três partes eretas ( cabeça, pescoço, e peito), o sábio dirigeos sentidos e a mente ao interior do coração…
Svetasvatara Upanishad

O Yoga deve conhecer –se por meio do Yoga.
O Yoga se manifesta mediante o Yoga.
Aquele que se aplica sem descanso ao Yoga, no final encontra no Yoga uma alegria permanente. Vyasa, Yoga Bhasya

Benefícios do Yoga na dieta alimentar.

Entre algumas das principais causas da obesidade está a ansiedade.

Muitas mulheres afirmam sentir vontade de comer quando estão muito nervosas, este hábito tende a se tornar um distúrbio, e portanto incontrolável por si só.

Com a prática do Yoga, e a provável redução do estress, os sintomas de ansiedade , poderão ser melhor administrados, ocasionando num controle eminente dessas emoções.

Se a cultura milenar encantar ainda mais quem a pratica, uma boa dica é experimentar os deliciosos pratos típicos desta cultura, que apesar de vegetarianos têm um sabor peculiar, além de pouco calórico.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

2 thoughts on “Os beneficios do Yoga

  1. João says:

    Telminha,

    E esta união é tão urgente numa realidade tão desligada entre as pessoas,pelas indiferença e conflitos individuais.

    O yoga tem essa capacidade de equilibrarmos interiormente e assim religarmos ao mundo e outros.

    Abraço amiga,
    joao

  2. Aryanne de Moraes says:

    Estou pensando em fazer yoga, nunca fiz mas admiro muito essa filosofia de vida. Depois que li isso fiquei com mais vontade de fazer. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *