Como usar bem a comunicação visual

comunicação visual



Quem nunca ouviu a expressão “o corpo fala” ? Pois bem, a ex professora de passarela da modelo Naomi Campbell, se especializou em linguagem corporal e cultura empresarial, e lançou o livro “Linguagem corporal no trabalho”.

O livro ainda está fresquinho, lançado no mês de Outubro, por Judi James, que oferece excelentes dicas, confira!

Como usar bem a comunicação visual

Qual é a sua “cara” hoje? Ao acordar, repare se ao dar bom dia, reflete entusiasmo e bem estar, ou um “ok…estou mal humorada”! Muitas vezes a imagem que passamos, não é exatamente aquela que desejamos.

É bom saber se queremos transmitir confiança, arrogância ou passividade, pois estas sensações serão transmitidas através do nosso olhar.

comunicação visual Para não errar, o ideal é ter um olhar confiante, que transmita segurança, para isso, mantenha sempre um sorriso nos olhos, e procure evitar pensamentos pessimistas durante o dia.

Esteja feliz consigo mesma, depilação em dia, unhas bem feitas e um cabelo bem escovado, nos dá uma aparência bonita e nos permite agir com certa descontração, sinal de confiança.

Esteja certa de que está vestida pra ocasião, saiba Como se vestir para o emprego que ocupa, ou irá ocupar.

Postura de líder

Você não será líder se não se parecer com uma, a começar pela sua postura. Quem não se lembra da atriz Meryl Strip , em o diabo veste Prada?

Não é difícil conseguir aquela desenvoltura, é só manter o andar suave, sempre com um objetivo em mente, e a cabeça erguida.

Evite carregar muitos objetos nas mãos e ombros, isso pode prejudicar a imagem que pretende transmitir de si mesma, esse tipo de hábito compromete a sua postura, e ao invés de transparecer uma pessoa esforçada e trabalhadora, se parecerá mais com uma pessoa desorganizada, e ocupada, ou seja, indisponível para novos desafios, como um cargo superior por exemplo.

Se não estiver se sentindo segura, procure um curso de liderança, para que tenha acompanhamento profissional adequado.

Campeãs nunca se curvam

Se você merece uma promoção, se mostre capaz.

  • Uma campeã, precisa ter ânimo, e praticidade, além de interesse.
  • Pise firme pelos corredores e não arrastando os pés, nunca ande curvada, solte os braços ao longo do corpo, e se o assunto tratar de aumento do seu salário, fique firme, não se balance para a frente ou para trás.
  • Se estiver sentada, nunca cruze os braços, ou as pernas, essa posição indica que talvez sofra de baixa estima, ou que não esteja disposta a cooperar, este tipo de atitude denota que a pessoa possa se sentir ameaçada ou sentir medo de um confronto.
  • O ideal é que alongue a coluna, levante a cabeça, e encoste os dois pés no chão.
  • As vezes concorde sinalizando com a cabeça, mas nunca olhe para baixo, ou mexa em papéis, nem balance os pés.
  • Não bata com a caneta na mesa, ou espie o relógio, bocejos são extremamente desrespeitosos.

Gestos que devem ser evitados

Devemos tomar certos cuidados com as mãos, existem gestos que entregam a nossa insegurança, ansiedade, ou nervosismo, por isso não inspecione as unhas, ou balance as bijuterias, demonstrará agonia.

  • Os gestos que entregam o stress são mais difíceis de esconder, entre eles, o punho fechado, sobrancelha em pé, piscar demais ou mexer os ombros.
  • Tocar no cabelo dá impressão de infantilidade, roçar as sobrancelhas impressão de mentirosa, mão no pescoço indica nervosismo, na nuca, ansiedade.
  • Ao falar descanse os braços ao longo do corpo, um tanto despojada, braços e cotovelos justos, indicam necessidade de ser aceita.

 

Como agir nas reuniões?

reunião

  • Não abra a porta muito devagar, e nem ande nas pontas dos pés, deixe a mão direita livre para cumprimentar as pessoas presentes.
  • As reuniões da empresa devem ser encaradas como horário nobre, é assim em família ou entre amigos.
  • Sente –se próximo a chefia, mas não fale muito, a presença e o silêncio marcarão mais pontos que palavras.
  • Evite o meio da mesa, o seu chefe precisará se curvar para ouvi – lo, enquanto sentar –se a outra extremidade indica que prefere distância.
  • Saque uma caneta bonita e luxuosa, escreva durante a reunião para demonstrar que está atenta e interessada.
  • Ao falar, gesticule com as mãos abertas, é sinal de sinceridade.

Como saber se posso estar sendo enganada, observando a linguagem corporal?

Corremos esse risco todos os dias, por várias vezes, mas assim como transmitimos mensagens corporais, também a recebemos, portanto fique atenta , e desconfie se perceber que a pessoa está olhando muito para o lado superior direito do cérebro. Este tipo de comportamento, é o indício de que você pode estar sendo enganada.

O lado direito do cérebro, é a área da criatividade, ou seja, a pessoa pode estar imaginando o que está falando, em outras palavras, a pessoa pode estar mentindo.

Outros indícios são :

  • lamber os lábios,
  • tocar o nariz,
  • coçar a orelha ou a nuca.

Aplique essas dicas em casa

Essas dicas poderão ser aplicadas em casa com a família, auxiliando na educação dos seus filhos, e na boa compreensão familiar. Tanto no trabalho como na vida social ou familiar, estas expressões serão interpretadas da mesma forma. Em casa ou com os amigos, se deseja ser ouvida e respeitada, siga as mesmas dicas.

Para ser uma boa mãe e esposa, precisamos ter aparência de vencedora, postura de liderança, e não nos curvarmos diante das dificuldades do dia a dia, além de precisarmos ser bem compreendidas, principalmente nas reuniões em família.

Experimente seguir essas dicas em família, melhore a sua auto estima e seja o orgulho do maridão.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

One thought on “Como usar bem a comunicação visual

  1. wibbo says:

    Teka,
    Adoro estes assuntos, tanto que já lí dois livros sobre isso.
    Seu artigo, ficou muito bem escrito.
    Os livros que lí sobre este assunto são:
    O corpo fala de Roland Tompakow e Pierre Weil e
    Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal de Allan e Barbara Pease.
    Bom começo de semana.
    Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *