Diabetes infantil



 

O diabetes é uma disfunção do organismo.Esta deficiência está na falha da produção de insulina, fabricada pelo pâncreas, ou pela má aceitação das células do corpo, em relação a insulina produzida.Nossas células precisam do auxílio da insulina para absorver a glicose dos alimentos e transformá-la em energia.

Quando não ocorre essa transformação, a glicose pode ficar no sangue, causando a glicemia, ou simplesmente ser expelida pela urina sem ser aproveitada pelo corpo.

 

Existem dois tipos de diabetes:

Diabetes tipo 1 :

Este tipo de diabetes acomete mais crianças, e pode surgir desde as primeiras semanas de nascimento, até os 30 anos de idade.

O estado de diabetes infantil pode ser diagnosticado entre os cinco, sete anos, ou durante a puberdade, correspondendo com a maioria comum dos casos diagnosticados.

Quanto mais cedo o diabetes for identificado, mais chance de eficácia terá o tratamento.

Para tratar o tipo 1, deverão ser administradas doses diárias de insulina, de duas a quatro vezes, de acordo com a prescrição médica.

Diabetes tipo 2 :

Acontece quando as células do corpo rejeitam a insulina, mesmo que esta esteja sendo produzida normalmente pelo pâncreas.

Inicialmente acometia mais os adultos, porém, com a fartura de alimentos gordurosos a disposição no mercado, mais a vida cada vez mais corrida dos pais que, acabam optando por tais produtos pela praticidade, colaborando assim para a obesidade infantil, os casos de diabetes tipo 2, vem aumentando cada vez mais em crianças.

Para os pais que sofrem de diabetes ou têm casos na família, comece desde cedo a prevenir a doença em seus filhos, preferindo oferecer o leite materno ao invés dos industrializados que, além de conter vários açúcares, é dispensável nesta fase.

O tratamento consiste em dieta balanceada, com pouca gordura, e açúcares, tipo refinado, mascavo ou mel, além de exercícios físicos.

Evitar em grandes quantidades, tubérculos e massas.

Adoçantes para crianças, somente após um ano de idade.

Quais os sintomas do diabetes?

Os sintomas do diabetes infantil são: sede, aumento de fome e emagrecimento, aumento do número de vezes em que se urina e são na maioria das vezes acompanhados por grande mal estar, sonolência, fraqueza, tonturas, câimbras e formigamentos.

Hiperglicemia.
A hiperglicemia acontece quando as células do sangue não transformam a glicose em energia, mas também não a liberam na urina.

Neste caso a criança sentirá muita sede.

Hipoglicemia.

Em casos de hipoglicemia, a criança tem baixa de glicose no sangue, pois a glicose além de não transformada em energia, é liberada pelo corpo através da urina, causando tremores, suores gelados, taquicardia, e falta de resposta a estímulos.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

4 thoughts on “Diabetes infantil

  1. Mari says:

    Meu filho João tem 10 anos e a 3 tem diabetes,acredito muito na cura, ele é um menino feliz,inteligente e sabe o que pode e não pode, procuro não passar nenhum tipo de sentimento diferente, mesmo que eu sofra muito, não demonstro, ele as vezes reclama, sofre…e procuro encorajá-lo..na minha casa a dieta e toda igual, se ele não pode comer não entra..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *