Tudo sobre a pílula que evita a gravidez

mulher sorrindo



Saiba tudo sobre a pílula que evita a gravidez e tire todas as suas dúvidas. A pílula anti concepcional, vem sendo associada a independência da mulher há tempos, e não é pra menos, além de prática a dita cuja permitiu que a mulher adquirisse maior liberdade durante todos esses anos. Mais de 100 milhões de mulheres no mundo inteiro, e cerca de 15% das brasileiras em idade fértil, administram a pílula diariamente.

Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o método, que pretendo esclarecer de maneira bem fácil, recorrendo a explicação de alguns especialistas, a começar pelos riscos de gravidez que existem durante esse processo.

 

É possível engravidar usando a pílula

Para que o risco de uma gravidez durante a aplicação do método, seja 100% nula, é necessário uma disciplina militar. Hoje em dia, devido a menor quantidade de hormônios concentrados no medicamento, a eficácia da pílula pode ser diminuída se ingerida em horários irregulares.

O ginecologista Marco Antônio Lenci, do hospital Albert Einstein, dá dicas de como incorpora-la a rotina:

  • Administre a pílula como se toma o café da manhã todos os dias, ou se escova os dentes,
  • Coloque o celular pra tocar em certo horário, e
  • Deixe a cartela em local visível.

O que fazer se esquecer de tomar a pílula um dia ?

Certas cartelas funcionam com uma semana de intervalo a cada mês.Esquecer o tempo certo para retornar a tomar a pílula, mesmo que seja um dia, aumenta mais a possibilidade de você ovular, do que se tivesse esquecido no meio do método.

A americana Suzanne Merril – Nach explica que, se deixar passar o horário, é bom procurar tomar a pílula nas doze horas seguintes, mas caso tenha se esquecido de tomar duas pílulas, o ideal é que tome duas delas por dois dias seguidos, além de se prevenir usando a camisinha até o fim do ciclo.

Quem usa pílula não precisa menstruar.

Acontece que os médicos que inventaram a pílula na década de 50, acharam que o método seria de maior aceitação se as mulheres não deixassem de menstruar. Por esse motivo adequaram ao método o tempo de uma semana para que ocorresse o sangramento.Mas nos tempos de hoje, já são muitas as mulheres que optam por não sangrar, e administram a pílula sem interrupção, são as pílulas a base de progesterona.

É bom saber que, nem sempre é possível bloquear por completo o fluxo de sangue mensal, algumas mulheres, cerca de 15% a 20% delas, continuam a sofrer pequenos sangramentos.

A pílula pode engordar

Aquela leve impressão no aumento da massa corporal, após a administração do método da pílula anti concepcional, é fato. Algumas mulheres chegam a reter de 1 a 2 litros de líquido por conta da pílula, o que basta para que algumas roupas fiquem mais justas, e aquela barriguinha saliente apareça.

Procure identificar se a pílula é mesmo a culpada, fale com a sua ginecologista e verifique a tireóide, no mais escolha uma dieta saudável e balanceada, com pouco sal e gordura.

Depois de quanto tempo se está protegida com o uso da pílula?

Houve um tempo em que os médicos acreditavam que, somente após um mês da aplicação do método a mulher não correria o risco da gravidez, mas hoje se sabe que a mulher está protegida a partir do primeiro dia do ciclo, que é quando se inicia a administração da pílula.

Quanto maior o seu peso, menor é o efeito da pílula

De acordo com um estudo publicado no periódico Obstetrics and Gynecology, nos Estados Unidos, o risco de uma mulher engravidar é de 60%, caso o seu IMC seja superior a 27,3, sendo que o risco aumenta para 70% se o IMC for de 32,2.

Esse risco existe porque os hormônios precisam circular na corrente sangüínea para fazer efeito, enquanto na mulher obesa essa circulação pode ficar comprometida.

Mas o dr. Marco Antônio Lenci rebate este estudo, afirmando que em toda a sua vida profissional, nunca identificou a ligação entre eficácia, pílula e peso.

Quais as vantagens da pílula além de bloquear a gravidez?

Segundo a Sociedade Americana de Câncer, o anti concepcional oral, diminui o risco de câncer de ovário em 50%, bem como reduz pela metade o risco de câncer no endométrio.Alivia a TPM e bloqueia a produção de hormônios masculinos pelo ovário, função que acaba favorecendo para a menor produção de pelos, e menos acne.

Nem todas as mulheres podem usar a pílula

Embora prática e comum , existem mulheres que não podem usufruir deste método.O estrogênio é um hormônio que aumenta a probabilidade da formação de coágulos sanguíneos, que podem circular até o pulmão e ser fatal.

O risco aumenta em casos de mulheres fumantes, sabe-se que o fumo está associado a formação de coágulos, que podem levar a situações como embolia pulmonar, infarto do miocárdio e derrame.Somente o médico pode receitar o medicamento ideal para cada caso.

Portanto saiba que, pegar uma pílula emprestada da amiga é arriscado.

Outro problema reclamado pelas mulheres, é a enxaqueca, acredita –se que, este mal possa estar relacionado ao estrogênio, mas os cientistas não chegaram a laudos conclusivos.

A pílula anticoncepcional pode alterar a libido, causar acnes e mal estar

Enquanto há casos de mulheres que se tornam verdadeiros furacões na cama, outras dizem que se sentem como lavadas por um balde de água fria. Isso ocorre porque a pílula impede o pico de testosterona na época da ovulação, reduz a quantidade de estrogênio e ainda diminui a lubrificação vaginal.

É aconselhável que experimente o método por três meses, algumas vezes o corpo se adapta, mas se isso não acontecer, recorra ao médico para que avaliem o caso de trocar a pílula.

A pílula não é o único método contraceptivo, existem outros que poderão beneficia-la, protege-la e ainda fazer com que se sinta bem, portanto converse com o seu médico e cheguem a uma solução segura e saudável para o tipo de mulher que você é.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

22 thoughts on “Tudo sobre a pílula que evita a gravidez

  1. thenewwebpost says:

    Teka, já tinha lido várias postagens sobre o assunto mas, com esta perfeição nas colocações, de forma simples e compreensível foi a primeira vez.
    Tirou incluse uma dúvida sobre o esquecimento de tomar a pílula.
    Bjs
    Tânia

  2. joselito bortolotto says:

    Muito bom Telma

    Uma matéria muito bem redigida e bem distribuida. Uma coisa que não consigo entender, apesar de todas as formas de concepção, principalmente a divulgação maciça da pilula e das “camisinhas” somos ainda surpreendidos diariamente com as chamadas gravidez indesejadas, fora de hora, que por muitas vezes acaba colocando totalmente fora de ordem a vida de tres pessoas pelo menos.

  3. jessica says:

    Olá eu tomava a pilula adoless a 2 meses e mudei para a elani que minha ginecologista indicou.. so que transei na mudança mais ele não gozou.. tem alguma problema?

  4. barbieri-karine says:

    minha namorada tomava diane35 , mas ela tem muita enxaqueca e decidiu mudar , qual seria a pilula mais indicada ?(já que o problema foi enxaqueca)

    • Natalia Augusto says:

      o minimo possivel que tem que fazer e comsultar um medico antes que se faça uma medicacao as veses a enxaqueca e um dos efeitos adverso da pilula diane 35

    • Teka says:

      Oi Laiana, engravidar durante a menstruação é raro mas pode acontecer, no entanto, será mais fácil engravidar no seu período fértil, que acontece 14 dias depois do primeiro dia do seu ciclo.Beijo, boa sorte!

  5. Ruth says:

    Ola. Bom dia!
    Gostaria que me informaçao sobre a pulila em relação ao desporto. Eu sou atleta de competiçao, e praticamente o meu periodo desregula imenso e tanto e no inicio no mesmo como muda para o fim. E para as competições isso nao e bom, porque sensibiliza-me e como tenho imensas dores nao fico a 100%.
    Gostaria de saber se a pilula pode provocar da-nos nos treinos e nas competiçoes, por exemplo, ficar mais lenta, dar sonolencia, adormecer o corpo,ficar menos activa tudo o que traga de mau para uma prova de velocidade e saltos. E tambem gostaria de saber se começasse a tomar ja o proximo vez se me iria fazer mal a todas as competiçoes importantes, porque em mais nova ja tomei a pilula e fez.me aumentar imenso o peito, e isso assusta-me porque nada disso me pode acontecer pelo desporto que faço. Aguardo ansiosamente por uma resposta :)
    Beijinho

    • Teka says:

      Oi Ruth, algumas pilulas causam desconforto e irritação, ela meche com nossos hormônios, no entanto, não podemos prever qual o tipo de pilula que se adequa a você sem fazermos testes, ou seja, você precisará experimentar algumas delas, até encontrar uma que lhe seja perfeita.Mas isso você deve conversar com o seu médico, ele é quem deverá lhe fazer as indicações corretas.Também existem outras opções de contraceptivos que lhe podem ser receitados.Beijo!

  6. titinha says:

    oi
    eu tomo yasmin e gostava de saber se o benurom corta o efeito da pilúla…..e muito urgente!!!! e tambem ouvi dizer que quando se esuqece a pilula deve se usar preservativo so durante sete dias…isto e verdade?? pf respomdam me rapido

    • Teka says:

      Oi Titinha, existe uma certa polêmica em relação a determinados medicamentos como antibióticos, cortarem o efeito da pilula anticoncepcional, nestes casos use a camisinha como prevenção até o fim do mês!Beijo!

  7. titinha says:

    mas eu queria saber em relaçao ao benurom, brufen, cegripe…..medicamentos dos quais necessitamos no dia a dia…
    agradeço que me esclareça melhor…

    • Teka says:

      Titinha, eu não conheço a fórmula destes medicamentos, mas posso lhe dizer que na dúvida, o melhor é não arriscar, previna-se com camisinha ou outro tipo de contraceptivo enquanto estiver se medicando, ok?Beijo!

  8. eufraziana says:

    oi gostaria de saber as comsegumsia que causa a pirula que tomo sem imtervalo tomo direto eu tomo a ciclo 21 faz 4meses que tomo sem para queria saber se me prejudica ou nao eu ambem tomo amtidepresivo isso me prejudica pois se eu paro de tomar a pirula fico muito chorona ou se tem outra pirula que posso tomar sem imtervalo eu tenho42anos

  9. pri says:

    Ola, gostaria de saber se existe alguma pilula, que engorda um pouco, não muito,pois sou muito magra, e tenho curiosidade de saber s a pilula pode me ajudar, e se existe qual é mais recomendada, nesse caso ( não é nem para evitar gravidez , mais para engordar, mesmo). Obrigada

  10. claudia alves ribeiro says:

    ola meu nome e claudia faz 6 anos que tomo pilula concepsional gostaria de saber se faz mal beber por muito tempo qual e a ate que idade posso beber mais o menos.

    • Teka says:

      Oi Claudia, tomar a pílula anticoncepcional por muito tempo não faz mal, a não ser que você decida engravidar, neste caso você poderá demorar um pouco mais pra obter êxito, mas não que seja impossível.beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *