Cuidados com as crianças no carnaval



Nesta época de folia e descontração, as matinês infantis são pura diversão, para que esse tempinho tão animado seja muito bem desfrutado, sem contratempos, siga algumas dicas úteis de cuidados com as crianças no carnaval. Elas exigem atenção com a alimentação, fantasia e segurança.

Cuidados com as crianças no carnaval

Durante as festas de carnaval, as crianças podem se desgastar, desidratar e necessitar de repouso entre uma folia e outra.   Nesta matéria selecionamos dicas de como escolher um local seguro para as crianças e outros cuidados essenciais.

Como escolher um local seguro para aproveitar o carnaval

Primeiro escolha o local da matinê, dê preferência a lugares amplos e arejados, como campings, ou clubes.

Evite salões com escadas e janelas no segundo andar, se não tiver outra opção, repare se há proteção nas janelas, e anti derrapantes nos degraus das escadas, além do corrimão.Se a segurança não for adequada o seu trabalho será dobrado.
carnaval

Como escolher a fantasia de carnaval adequada para as crianças

Escolha a fantasia com antecedência, cuide para que seja confortável, evite tecidos sintéticos, que não permitem a transpiração adequada do corpo, causando desconforto para a criança.

  • Tecidos: Alguns tecidos causam alergia em contato com a pele, e devido ao calor poderá causar vermelhidões, um dessees tecidos é o tule, ou filó.
  • Lantejoulas: Lantejoulas e brilhos que se soltem facilmente da roupa, devem ser evitados, pois podem machucar os olhos, ou ir a boca da criança, principalmente no caso de crianças menores de três anos.
  • Fantasias: Evite fantasias longas ou cheia de babados, para que a criança não tropece e caia na hora da folia.
  • Calçados: Prefira um calçado confortável como, sapatilhas e tênis, sandálias com salto, além de cansativas, podem causar torção nos tornozelos, e aí acabou a festa!

Como deve ser a alimentação das crianças no carnaval

Ofereça carboidratos como pães, arroz e batatas … mas, fuja das frituras.

Líquido a vontade, muita água, e sucos naturais, além de água de coco, que mantém a hidratação.

Não espere a criança pedir para beber, ofereça sempre, na folia muitas se esquecem de que estão com sede.

Como manter a segurança das crianças no carnaval

  • É importante não tirar os olhos desses pimpolhos nem por um segundo se quer.
  • Não deixe a criança sozinha com estranhos, NUNCA!
  • Toda criança deverá ter um crachá, amarrado ao pulso, como uma pulseirinha, contendo nome , telefone, endereço, e nome dos pais.
  • Em locais onde há rios, lagos ou piscinas, a atenção deve ser redobrada.
  • Use protetor solar, se estiver na praia, mesmo a sombra o uso do protetor é aconselhável.
  • Em caso de dor de cabeça, enjôo e tontura, procure rápido um atendimento médico!

Alguns desses dados foram redigidos do aconselhamento da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e Johnson & Johnson. Autor: Andréa F. Fischer.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *