É certo controlar as crianças através do medo?

criança com medo



Cuidado com o bicho Papão!!! São poucos os adultos que não tiveram medo dessa figurinha assustadora que mora dentro do guarda-roupas ou embaixo da cama das crianças, mas, é certo controlar as crianças através do medo? Não! Os Psicólogos estão tentando extinguir essa criatura, assim como o Homem do saco, a Cuca , e,  a Injeção, sim, ainda se vê pais ameaçando as crianças a tomar injeção caso não sejam obedientes!

É preciso por fim a essa cultura de controlar as crianças através do medo por figuras ou acontecimentos irreais, a vida já é bem difícil, e por si só assustadora, basta ligar a TV para se ter a comprovação.

medo

Como controlar as crianças de maneira saudável

O relacionamento entre pais e filhos deve ser o mais transparente possível, os filhos precisam ter plena confiança naqueles que os criam, e os educam.

Se colocarmos a mão no fogo nos queimamos, se nos jogarmos de um prédio alto fraturamos pernas, braços, ou morremos, se sairmos da companhia dos familiares num parque ou super mercado, nos perdemos, talvez para sempre! Assustador não?

Pois bem, ensinemos a nossas crianças a conseqüência real da desobediência, sem criarmos expectativas de uma punição que nos tira a própria responsabilidade, já que o Bicho Papão não é o papai e a mamãe, os únicos personagens responsáveis pela educação da criança.

Consequências do uso do medo como meio de controle

Crianças que crescem em meio à tortura do medo como forma de controle e obediência, podem desenvolver traumas que devem persegui-lo pela vida toda. Dependendo de certas situações a única maneira de resolver o problema deverá ser através de acompanhamento psicológico.

Crianças com medo do escuro ou medo de injeção, podem ser auxiliadas com algumas dicas simples:

Medo do escuro: Se a criança sofre com medo do escuro tente transformar o escuro em algo divertido. Inventar brincadeiras como Cabra Cega, Caça ao tesouro ou sombras contra a luz do abajur podem ajudar a amenizar o problema. Permita que a criança entenda que possui controle sobre a escuridão, e que basta um feixe de luz para iluminar o quarto. Para tanto deixe a porta do quarto aberta com uma luz acesa no corredor, ou um abajur dentro do quarto.

Medo de injeção: Seja sincero com a criança que precisa tomar injeção. Explique que evitar ou curar alguma doença é essencial para que continue viva e compare a picada da injeção com a picada de uma formiga ou um beliscão. Jamais minta, ou a criança perderá a confiança e poderá gerar traumas significativos.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

2 thoughts on “É certo controlar as crianças através do medo?

  1. Montardo says:

    Teka:
    Já escrevi sobre como os adultos mentem para as crianças e as consequências negativas que isto traz para a confiança entre pais e filhos. Coisas do tipo “vou chamar o guarda ou a polícia se não se comportar”, o que nunca vai acontecer (portanto é uma mentira). Mas para nós, pediatras,é um crime ameaçar uma criança com ir a consulta, fazer vacinas ou qualquer outro tratamento, o que nunca é castigo. Aliás, penso que ameaçar uma criança com injeção, por exemplo, deveria ser incluído na relação de crimes hediondos.

  2. LANNIES says:

    Quando tinha entre 4 e 10 anos meu pai e minha ex madastra me diziam p nao sair a fora durante a noite porq o Fredd Cruguer estaria do lado de fora p me pegar,eles gostavam de ver filmes de terror e coisas do genero,confesso q ao ler este artigo me lembrei de muitas coisas estupidas q me disseram ate p ir ao medico,sempre tenho medo do escuro hoje tenho 24 anos,sou casada e gravida de 6 meses e esse medo nunca passa ja foi pior antes,mas nao me levanto a noite sem acender a luz,nao sei do q realmente tenho medo,nunca farei o mesmo ao meu bebe espero superar isso um dia com ajuda de Deus.Controlar as criancas atrave’s do medo e’ uma estupidez incrivel q tipo de pessoa pode vim a ser uma crianca controlada pelo medo,realmente nao tenho confianca no meu pai,mas o amo muito,espero q muitos q leem este artigo possamm pensar no assunto e mudar suas atitudes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *