Puberdade

puberdade



A puberdade é um período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para a adolescência. É nesta fase que o corpo da mulher começa a passar por importantes mudanças que impulsionam o corpo à ovulação.

As transformações biológicas de âmbito comportamental e corpóreo, no organismo masculino, geralmente ocorrem entre a faixa etária dos 12 aos 14 anos de idade, e para o biótipo feminino esse marco caracteriza-se a partir da primeira menstruação, também denominada de menarca, conferindo maturidade por volta dos 10 aos 13 anos de idade.

Tais mudanças são coordenas a partir da ação endócrina mediante a atuação de hormônios hipotalâmicos, desencadeando a síntese de hormônios hipofisários, que irão estimular as glândulas sexuais a produzirem respectivamente: testosterona nos testículos (gônada masculina), e estrógeno nos ovários (gônada feminina).

Contudo, em condições normais os hormônios não são totalmente exclusivos de cada sexo, as glândulas sexuais bem como as supra-renais de ambos os sexos produzem estrógeno e testosterona, em níveis de concentração tolerantes e adequados ao desenvolvimento masculino e feminino.

As mudanças poderão ser observadas a partir de suas características:

Masculino
– surgimento de pêlos nas regiões axilares (axila), inguinais (pubianos) e torácicos (peito);
– aumento em volume dos testículos e tamanho do pênis;
– crescimento de pêlos faciais (barba);
– oscilação com posterior entonação da voz;
– alargamento da omoplata (escápula /ombros);
– desenvolvimento da massa muscular;
– aumento de peso e estatura;
– início da produção de espermatozóides.

Feminino
– expansão óssea da cintura pélvica (bacia);
– princípio do ciclo menstrual;
– surgimento de pêlos nas regiões axilares (axila) e inguinais (pubianos);
– depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
– desenvolvimento das mamas.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

7 thoughts on “Puberdade

  1. re says:

    tenho 14 anoe a inda nao mestruei anda saindo uma gosminha branca em minha calsinha é´normal? pois minha mae percebeu e anda muito preucupada com migo disse q vai me levar no ginecologista e eu to morrendo de MEDO nao sei o q fazer e nem o q disser aqui eu to dessabafando é mes q vem me renponde antes ta …to …DESESPERADA!!!!!!!!!

    • Teka says:

      Re, essa gosminha é o muco genital, ele aumenta de volume quando está próximo do ciclo menstrual, tanto na primeira vez do ciclo como nas vezes seguintes.Não faz mal nenhum, mas se quiser ir ao ginecologista pra se tranquilizar não tem qualquer problema.Beijo.

  2. bruna says:

    gente me ajuda… eu estou tendo muitaa dor de cabeça, colica, meus ***** estao doendo muito… e ainda ta sainda uma coisa branca e amarela na minha calcinha… e agora o q e q eu tenho… sera q esta proximo a mesntruaçao?

    • Teka says:

      Oi Bruna, isso tudo é normal, quando a gosminha branca se mostrar elástica e transparente como clara de ovo, é sinal de que a sua primeira menstruação está próxima. Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *