Anorexia e Bulimia



A Anorexia e Bulimia já se tornaram transtornos comuns entre a maioria jovem e adulta do mundo todo. A maioria das mulheres modelos perdem o sono acreditando que não serão aceitas por não corresponderem ao padrão dos estilistas, enquanto que,  acreditam que não serão aceitas por não corresponderem ao estereótipo feminino das modelos de passarela e das atrizes de televisão. Todas elas  recorrem às academias, e todo tipo dieta para manter o corpo em forma, e estarem cada vez mais bonitas, mas o  problema surge quando a obsessão pelo corpo perfeito se torna uma doença.

Cada vez mais jovens e adultos fazem parte das estatísticas de doentes por distúrbios alimentares.Embora a anorexia e a Bulimia sejam doenças distintas, seus sintomas podem estar associados.A faixa etária mais acometida por estas doenças, está entre os 10 e 19 anos.O fator psicológico tem forte influência no estado da doença, que pode se agravar com sentimentos de desprezo, e inferioridade.

Para que o tratamento surta um bom resultado, acredita-se que esses jovens devam recuperar a auto estima e a confiança, geralmente abalados em casos de relações amorosas desastrosas, ou relacionamentos que tendem a denegrir a sua imagem perante o que acreditávamos ser.Pais, colegas, patrões, e professores podem influenciar a auto estima de quem tem a personalidade frágil e falta de apoio, em determinadas situações.

Sintomas de Bulimia e Anorexia

Preste atenção nos sintomas comuns da doença, e procure um médico que possa diagnosticar o problema.

Os doentes de bulimia desenvolvem os seguintes sintomas:

  • Ausência da menstruação;
  • Necessidade de se alimentar em segredo;
  • Interesse exagerado por alimentos e desenvolvimento de estranhos rituais alimentares;
  • Obsessão por exercício físico;
  • Depressão;
  • Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos, e;
  • Vômitos ou uso de drogas para indução de vômito, evacuação ou diurese.
As pessoas com bulimia não necessariamente apresentam os sintomas da Anorexia.A Anorexia pode ser notada pela baixa de peso excessiva, perda de cabelo, perda dos dentes, problemas cardíacos e hormonais, e propensão à infecções.A pessoa com Anorexia desenvolve os seguintes hábitos:
  • Opção por alimentos que considera menos calóricos;
  • Diminuição da porção diária de alimentos;
  • Obsessão pela balança;
  • Constante uso de purgantes e laxantes.
A anorexia é tida como uma das doenças psiquiátricas mais mortais, segundo os especialistas, pois o reconhecimento do paciente e a aceitação ao tratamento, geralmente são muito difíceis.Em alguns casos a família recorre a atitudes extremas como, internação médica forçada, na tentativa de salvar o parente.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *