Linfogranuloma DST



O linfogranuloma (DST) é um tipo de doença venérea, é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo microorganismo Chlaydia trachomatis.Ele provoca lesões na pele, físticulas, abcessos e feridas na pele da região genital.No início, a doença é difícil de ser de ser diagnosticada, mas se não for tratada adequadamente, pode se agravar e até deixar seqüelas, como estreitamento do reto.Essa doença deverá ser combatida através de antibióticos, em conjunto com o parceiro, para não ocorrer uma nova infecção, no entanto, o inchamento das partes genitais exigem um tratamento mais invasivo, uma vez que dada complicações os danos não poderão ser combatidos apenas por antibióticos.

Como se contrai o linfogranuloma DST

As doenças sexualmente transmissíveis são contraídas através do sexo, mas neste caso específico, o reto é o reservatório da infecção, ou seja, este tipo de doença venérea é mais facilmente transmitida através do sexo anal.

Sintomas e complicações do linfogranuloma DST

Os sintomas iniciais são discretos e quase que imperceptíveis.A pessoa contaminada poderá se queixar de lesões como a de feridas  próximas à virilha, estado febril e dores musculares passageiras.Mas em caso de complicações o infectado poderá sofrer de:

  • Elefantíase do pênis.
  • Estreitamento do reto.
  • Inflamação crônica anal.

Como se prevenir contra o Linfogranuloma DST

Mesmo quando nos relacionamos seriamente com uma pessoa só, é necessário manter um comportamento preventivo contra doenças sexualmente transmissíveis.O uso da camisinha ou preservativo masculino, é o método de prevenção mais barato, prático e eficiente em determinados casos, que já se viu, ele também serve como prevenção ao linfogranuloma.

Outra forma de se prevenir contra a doença, é a higienização das partes genitais após a relação sexual, com água e sabão.

Esta consulta foi comentada pela Dr. Lucila na revista Nova de Outubro de 2008.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *