Home » Só para mulheres... » HPV – Câncer do colo do útero

HPV – Câncer do colo do útero



O HPV ou papiloma vírus humano, é capaz de provocar lesões de pele ou mucosa.Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente.Entre os 200 tipos diferentes de HPV, podem ser identificados os de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos.

Os tipos de vírus HPV de baixo risco cancerígeno são geralmente encontrados nas verrugas genitais e papilomas laríngeos.Já existe tratamento para a doença, e Vacinas contra o HPV, já começaram a ser testadas.


Como se contrai o Vírus HPV?

Estudos comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas, já contairam ou irão contrair um tipo de HPV.Porém a maioria das mulheres, principalmente jovens, desenvolverão imunidade para recuperação, sendo que as vezes somente o sistema imunológico da mulher não será suficiente no combate ao vírus.

Como se transmite o Vírus HPV?

O vírus é transmitido pelo contado com a pele infectada.Geralmente acontece através do contato sexual e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus, além da possibilidade de se encontrar o vírus nas cordas vocais e esôfago.

Infecções subclínicas são encontradas no colo do útero.Não apresentam sintomas e podem evoluir para o câncer de colo de útero se, não tratadas precocemente.

Prevenção

O uso da camisinha pode diminuir a possibilidade de transmissão, mesmo que não a evite.

É recomendável que haja a prevenção com a camisinha mesmo entre casais estáveis.

Diagnóstico

As verrugas genitais encontradas no ânus, no pênis, na vulva ou em qualquer área da pele podem ser diagnosticadas pelos exames urológico (pênis), ginecológico (vulva) e dermatológico (pele).

Em caso de diagnóstico subclínico das lesões precursoras do câncer do colo do útero, o exame será o preventivo de Papanicolaou, disponíveis em postos de coleta de exames preventivos ginecológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis em todos os estados do país os exames são gratuitos, e devem ser realizados anualmente.

HPV durante a gravidez

Não há risco de má formação do feto, ou a impossibilidade de um parto normal em caso de diagnóstico de HPV.Sendo que cada caso deverá ser avaliado pelo médico.

O homem também pode fazer exames para diagnosticar a doença?

O homem poderá saber se contraiu o vírus HPV através de exames preventivos.Por meio de peniscopia (visualização do pênis através de lente de aumento) ou do teste de biologia molecular (exame de material colhido do pênis para pesquisar a presença do DNA do HPV), identificar a presença ou não de infecção por papilomavírus.

Qual o risco de uma mulher desenvolver o câncer do colo do útero?

Dentre 25% das mulheres infectadas, estima – se que apenasentre 3% a 10% dessas mulheres com um tipo de HPV com alto risco, desenvolverá câncer do colo do útero.

Quais os tipos de mulheres mais propensas a esse tipo de câncer?

Há fatores que aumentam o potencial de desenvolvimento do câncer de colo do útero em mulheres infectadas pelo papilomavírus: número elevado de gestações, uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional), tabagismo, pacientes tratadas com imunosupressores (transplantadas), infecção peloHIV e outras doenças sexualmente transmitidas (como herpes e clamídia).

Fonte: INCA (Instituto Nacional de Câncer)


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet.Casada há 17 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

3 comments

  1. Boa matéria, parabéns.

  2. Já existe vacina para prevenção do HPV. O problema é que custa muito caro e estudos apontam para uma validade de pouco mais de 5 anos.
    É necessário tomar tres doses divididos em até 180 dias e custa em torno de 250 reais à dose.

  3. A vacina contra HPV é cara e não chega a população de baixa renda. Um abraço. Drauzio Milagres.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes