Osteoporose



A perda de cálcio que ocorre nos primeiros cinco anos da Menopausa descalcifica os ossos e causa a osteoporose.

A conseqüência mais direta da osteoporose é relacionada à fraturas de ossos e entre essas fraturas, as mais graves são das vértebras (na coluna) e de bacia.

O tratamento hormonal ou com substitutos hormonais reduz a ocorrência de osteoporose e previne fraturas de bacia em 25% e de coluna em 50%.

Esse tratamento, para ser mais eficaz, deve ser iniciado logo no início da Menopausa.

A inatividade, aumenta a idade, a redução da força, flexibilidade e aptidão cardiovascular resulta e um decréscimo nas funções fisiológicas.

Eventualmente, os idosos subestimam o estímulo adequado de sobrecarga para manter a massa óssea.

A força e a aptidão podem ser melhoradas em qualquer idade com um cuidadoso programa de exercício.

Dicas de combate à osteoporose:

1) As atividades com aumento da força muscular, particularmente para os ossos que não suportam peso, como o Yoga.

2) O aumento da atividade física evita a redução posterior do osso; que ocorre com a inatividade em função da osteogênese. Conseqüentemente evitando a perda óssea devido à inatividade;

3) O exercício não deve ser recomendado como substituto à terapia de reposição hormonal no período da menopausa;

4) O programa deve incluir atividades que melhoram força, flexibilidade, aptidão cardiovascular e coordenação, que indiretamente diminui a incidência de fraturas osteoporóticas pela redução dos tombos. Procure um professor para montar seu programa.

5) Uma dieta equilibrada com o acompanhamento de um nutricionista.

6) Exposição à luz solar dentro das regras conhecidas, pois é uma fonte de vitamina essencial para a absorção do cálcio.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *