HIV e Aids

aids



O Vírus da Imunodeficiência Humana, ou HIV , ataca justamente o interior das células responsáveis pelas defesas do corpo humano. As células de defesa mais atingidas pelo vírus são os linfócitos CD4+, o HIV se utiliza deste tipo de célula para se multiplicar e infestar o organismo todo.Sem defesas, devido a infestação do vírus HIV, o corpo adoece severamente com mais facilidade, e através dos tipos de vírus mais comuns, como o vírus da gripe por exemplo, a partir daí, o doente já  pode se considerar um doente de Aids.

Sintomas causados pelo vírus HIV

O HIV pode levar vários anos, entre o momento da infecção até o surgimento dos primeiros sintomas. Esta fase se denomina de assintomática, pois a pessoa não apresenta nenhum sintoma ou sinal da doença. Este período entre a infecção pelo HIV e a manifestação dos primeiros sintomas, a Aids, irá depender principalmente, do estado de saúde da pessoa.

Mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, o HIV pode ser transmitido através de relações sexuais desprotegidas, seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez.

HIV e AIDS: Qual a diferença?

Ter HIV não é o mesmo que ter Aids. O HIV é a sigla que denomina o vírus incubado, enquanto que, a AIDS é a manifestação do vírus. Geralmente o paciente aidético morre por complicações de doenças causadas por vírus simples, que por falta de imunidade podem se tornar doenças graves que levam o paciente a óbito.

Tratamento

Há alguns anos receber o diagnóstico de HIV positivo era praticamente uma sentença de morte, hoje em dia já pode ser considerada uma doença crônica.

A AIDS não tem cura, mas tem tratamento, que se seguido corretamente não permite que a doença apresente seus sintomas.

A última descoberta da ciência no tratamento da doença, é uma vacina que deverá estar disponível em breve.


 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

One thought on “HIV e Aids

  1. Roberto SRN says:

    Boa Noite

    O HIV é algo que geram muitos transtornos e mortes pelo mundo.
    Devido a grande quantidade mutações fica difícil combate-lo.

    Parabéns excelente artigo.
    Um Abraço Roberto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *