Transtorno Delirante



O transtorno delirante é um psicológica que apresenta características delirantes.O delírio é um tipo de pensamento no qual o indivíduo tem uma crença inabalável em idéias falsas, irracionais ou sem lógica.Para que o paciente receba esse diagnóstico, os delírios devem estar presentes por um período maior que um mês.

Diferem da Esquizofrenia por esses pacientes não serem tão gravemente comprometidos em seu comportamento e linguagem, suas alucinações estão mais relacionadas ao tato e ao olfato.

O Transtorno Delirante antigamente recebia o nome de Paranoia  associando o nome da doença aos delírios persecutórios. Porém, hoje sabe-se que esses pacientes podem apresentar outros tipos de conteúdo delirante, dividindo o diagnóstico em diferentes subtipos:

  • Tipo erotomaníaco: Delírio cujo tema central é que uma pessoa está apaixonada pelo paciente. Esse delírio geralmente refere-se mais a um amor romântico idealizado ou uma união espiritual do que propriamente uma atração sexual.
  • Tipo grandioso: Delírios de possuir uma grande talento, conhecimento ou ter feito uma importante descoberta ainda que isso não seja reconhecido pelas demais pessoas. Pode tomar a forma também da convicção de ser amigo de um presidente ou ser portador de uma mensagem divina.
  • Tipo ciumento: Delírios de que está sendo traído pelo cônjuge.
  • Tipo persecutório: Delírios de que está sendo alvo de algum prejuízo.
  • Tipo somático: Delírios de que possui alguma doença ou deficiência física.
  • Tipo misto: Delírios acima citados misturados.
  • Tipo inespecífico: Delírios diferentes dos descritos acima.

Tratamento

De maneira geral o tratamento é realizado em consultório. Internação hospitalar pode ser necessária em situações em que há presença de riscos (agressão, suicídio, exposição moral). O tratamento é feito com medicação antipsicótica e psicoterapia.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

One thought on “Transtorno Delirante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *