Vacina contra HPV em crianças de nove anos

vacina hpv



A Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que crianças de nove anos sejam vacinadas contra o vírus HPV, ou Vírus do papiloma humano. Levou um susto?… eu também!Então vamos logo esclarecer este assunto. Apesar do HPV ser uma doença sexualmente transmissível, os pediatras tem como explicação para esta recomendação, o fato das adolescentes iniciarem sua fase sexual a partir dos 14 anos de idade, e não usarem preservativos. A ausência de intimidade com os pais sobre o assunto “sexo”, ainda é um agravante para o quadro de risco entre as adolescentes.

Uma pesquisa recente da Fiocruz trouxe um dado preocupante que reforça a importância da vacinação: uma em cada quatro adolescentes sexualmente ativas está contaminada com o HPV com menos de um ano de atividade sexual. Esse número aumenta para 40% em meninas com cinco anos de atividade sexual.(fonte Pesquisa : Revista Pais e filhos)

Não há uma corrida contra o tempo!

A partir dessa notícia não significa que há caso de vida ou morte, como é o caso de outras vacinas preventivas como poliomelite,BCG e etc…portanto não é necessário correr contra o tempo.

É possível esperar sem problemas pela adolescência de nossas filhas, tanto quanto aproveitar para enveredar nossas futuras mulheres no assunto da importância da prevenção a partir da idade recomendada pelos pediatras.

A eficácia da vacina preventiva tomada aos nove anos de idade será a mesma da tomada dos 11 aos 13 ou 15.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

One thought on “Vacina contra HPV em crianças de nove anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *