Filhos gêmeos



Os filhos gêmeos sempre chamaram a atenção das pessoas. Eles exercem uma sensação particularmente envolvente e cativante, quando não muito, curiosa sobre todos nós. Os filhos gêmeos podem ser concebidos, em sua maioria, a partir de uma propensão genética, quando há gêmeos na família, ou, a partir da fertilização induzida em clínicas especializadas, quando a mulher é estimulada através de medicamentos, a aumentar a produção de óvulos e as chances deles serem fecundados.

Como engravidar de filhos gêmeos

O número de partos gemelares cresceu mais de 70% no mundo, nos últimos 30 anos. A pesquisa que constatou este aumento, indicou a maior procura por clínicas de fertilidade como principal fator determinante porém, alguns cientistas apontam que o consumo de proteína animal aumenta as chances de uma gestação gemelar.

O estudo, foi conduzido pelo médico Gary Steinman, do Long Island Jewish Medical Center, de Nova York. A proteína responsável pela maior sensibilidade do ovário feminino e aumento da produção dos óvulos seria encontrada no leite.

Os gêmeos podem ser concebidos a partir de um único óvulo (univitelinos) ou a partir de dois óvulos (bivitelinos).

Gravidez de filhos gêmeos

A gravidez de gêmeos pode ser um pouco mais desgastante para a mulher,  e a atenção deverá ser redobrada. A mulher grávida de gêmeos poderá sofrer mais com a pressão arterial alterada, varizes, falta de ar, prisão de ventre, bexiga comprimida e curvatura da coluna, além de outros sintomas desconfortáveis que podem surgir.

A mulher grávida de filhos gêmeos deverá fazer acompanhamento pré natal para observar possíveis anomalias, e o parto também deverá ser programado.

Parto de filhos gêmeos

No parto gemelar os cuidados e as precauções com uma possível transfusão de sangue ou prática de emergência é dobrado. Isso por que, a extensão do útero da mulher grávida de gêmeos é maior e proporciona um alto risco de hemorragia.

Como cuidar de filhos gêmeos

  1. Cuidar de um filho único já dá bastante trabalho, portanto cuidar de dois filhos de uma vez só, dá trabalho em dobro. A mãe irá precisar de toda a ajuda possível, desde a gravidez passo a passo, até o momento do parto.
  2. Ao nascerem os gêmeos, evite pensar que o sentimento de um bebê será o mesmo do outro pois, nem sempre os dois estarão com dor de barriga ao mesmo tempo, é preciso tentar decifrar o que cada um está sentindo e por que choram, independentemente.
  3. Tente separar as crianças de quarto, assim quando um acordar o outro continuará dormindo.Você é uma super mãe e, continuará sendo assim, mesmo permitindo que um de seus filhos durma em outro cômodo, com o papai por exemplo.É comum que algumas mulheres se sintam culpadas separando as crianças desta maneira.
  4. Permita que cada um tenha a sua própria personalidade, evite vestir os gêmeos com roupas iguais.
  5. Intercale as mamadas de um e outro bebê, entre o peito e a mamadeira, deixe – as preparadas com antecedência na geladeira.
  6. Para ser uma boa mãe é preciso ter muita disciplina, organizar os horários das mamadas, banhos, remédios, vitaminas e, trocas de fraldas, já, a mamãe de gêmeos deverá ter tudo organizado se possível numa planilha, afinal sem as horas de sono a que se está acostumada, a memória falha mesmo, é melhor não correr riscos.
  7. Tenha um tempo pra você! Mesmo que seja apenas uma vez na semana, reserve algumas horas por dia para poder descansar, se cuidar e fazer nada. Será bom pra você, e pra toda a sua família.
  8. Irmãos gêmeos tendem a ser grandes amigos, curta esta fase.

Aproveitem as dicas!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

One thought on “Filhos gêmeos

  1. margareth says:

    Meu nome é Margareth e estou gravida de gêmea (2 meninas), sou mãe solteira pois o pai não quer saber e eu gostaria da ajuda de se puderem, eu estou desesperada e desempregada, imagine são gêmeas e sou mãe de primeira viagem estou apavorada pesquisando como é ser mãe de gêmeos e cuidados e não terei ninquém para me ajudar e orientar conto com as amigas aqui estou adorando ser mãe,mas tem um porem minha familia é humilde, e minha gravidez é de alto risco..Por favor estou precisando muito de doações, e tudo vai ser muito bem vindo e Deus irá abençõá-las, pode ser emprestado tb pois dizem que bebês crescem rapido e perdem as roupinhas e eu devolverei em ótimo estado… meu e-mail é margareth.barone @ hot mail….Muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *