Até que ponto a Televisão prejudica a criança



Sem dúvida a televisão é parte fundamental na vida de muitas famílias do mundo inteiro.Desde muito cedo acompanhamos nossos pais sentados confortavelmente na frente da tela da TV, e assim nos acostumamos, e somos incentivados a assistir a programas de desenhos animados e shows infantis, dos mais variados tipos.É certo que aprendemos curiosidades, estimulamos a imaginação e passamos a admirar nossos heróis e heroínas, tomando como parte de nosso caráter alguns de seus incentivos, mas, é importante sabermos até que ponto esse comportamento pode afetar o desenvolvimento da criança, já que há casos em que muitas delas optam pelo conforto do sofá ao jogo de futebol.

Como a  responsabilidade com os filhos é exclusiva dos pais, saibamos que:

A TV não é babá

Deixar a criança assistindo televisão e a alimentando com refrigerante, salgadinhos e pipoca pode ser muito útil para a mãe que tem afazeres em casa, facilita a vida e garante que o filho não se envolva em “perigo”.Mas a TV não é babá, é um meio de comunicação, que em excesso pode representar algum tipo de perigo também!

O perigo da obesidade e da difícil socialização da criança que passa o dia todo na frente da televisão, é eminente nesses casos.

O ideal é que se estabeleça horários para que a criança possa assistir a seus programas favoritos, e assim brincar o restante do dia.

Para que esse comportamento se estabeleça é impressindível que os pais sigam uma rotina.

Televisão faz mal para crianças a partir de um ano?

Existem programas específicos para crianças de um ano a menos, de idade.A maioria é de produção estrangeira, mas há versões em português disponíveis em CD.Esse tipo de programação específica, é interessante para estimular a criança ou o bebê a desenvolver certos sentidos, como a fala, a percepção de cores, e rítimo.

Muitos desses programas até ensinam a criança a ler e contar os números de maneira divertida, o que não é prejudicial.

Então, Como tudo na vida, o que faz mal é o exagero que muitas vezes cometemos sem querer.

Basta ficarmos atentos e nos preocupar com a qualidade de tempo que temos com nossos filhos, ou que programamos para que nossos filhos tenham, e curtir cada momento da vidinha deles enquanto estão sob nossas asas.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

2 thoughts on “Até que ponto a Televisão prejudica a criança

  1. Sidney Crivelari says:

    O primeiro ponto a se analisar é se a programação da TV é apropriado ao horário que as crianças assistem a TV.
    Veja no programa Malhação, que passa na Rede Globo a tarde, o que as crianças aprendem:
    Trair, mentir, trapacear, infidelidade, etc, etc, é normal. Um horário em que as crianças estão na frente da TV.
    Novelas onde uma garota é prostituta, uma garota de programa que quer roupas de grife, e vende seu corpo para conseguir e isso é normal. Nos filmes se aprende a fazer ligação direta, que usar drogas é “cool”, ser bandido é “maneiro”, onde você terá lindas gatas gostosas, carrão zero, respeito e todos terão medo de você! Uma menina dormir com vários homens, faz ela popular…
    Na novela, tudo acaba bem, os bons são recompensados e os maus, nem sempre são punidos.
    Mas não sei até que ponto a televisão prejudica a criança ou se ela prejudica a todo ser humano.
    Abraços

  2. George Best says:

    Dependendo o tipo de programa, a criança corre sérios riscos de ficar atrofiada mentalmente para o resto da vida. Programas que ensinam falar errado (em muitos casos), desenhos violentos e programas de TV aberta (principalmente de Domingo), são um perigo!

    Atentamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *