Conheça os benefícios da dieta mediterrânea



A dieta mediterrânea ou dieta do mediterrâneo, é a base do consumo moderado de carnes vermelhas e derivados de animais. Sua origem vem dos países como, Grécia, Espanha, Marrocos,Tunísia, Itália e França. Não chega a ser um regime de emagrecimento rigoroso, mas se você estiver acostumada a hambúrguer batata frita e pizza todo final de semana no mínimo, poderá sofrer um pouco. As receitas da dieta do mediterrâneo, seguem quase que um esquema de composições de alimentos, que servem de base para pratos deliciosos.

Conheça os benefícios da dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea é famosa pro proporcionar emagrecimento e saúde. A partir de alguns ingredientes básicos é possível criar diversos pratos saudáveis que podem ser consumidos por toda a família.

Entenda como funciona esta dieta:
dieta do mediterrâneo

  • Os alimentos permitidos todos os dias são os carboidratos como, batata, pão e massa, além de frutas, verduras, leite e seus derivados.
  • São 8 os alimentos para emagrecer, e o leite é o único derivado animal permitido na dieta mediterrânea.
  • Já o óleo de oliva, carne branca e doces, são permitidos apenas duas vezes por semana.
  • A carne vermelha, se consumida, deverá fazer parte da dieta somente uma vez por mês.
  • Alguns alimentos são obrigatórios na dieta do mediterrâneo, são eles: tomate, maçã, alho, nozes e vinho.

Alto Índice de sobrevida

As pessoas que vivem em países que praticam naturalmente este tipo de dieta, vêm surpreendendo a ciência pela demonstração de saúde e vitalidade que apresentam. Nestes países as pessoas vivem mais, e estão sempre dispostas.

Estudos indicam que as mulheres do mediterrâneo têm mais sucesso no tratamento de ovários policísticos e gravidez.A alimentação saudável pode ser a principal causa do resultado desta estatística. Os alimentos frescos e crus fornecem mais nutrientes ao nosso corpo, permitindo que fiquemos mais resistentes à determinados tipos de doenças e nos recuperemos com maior facilidade e rapidez.

Esta é a pirâmide da dieta do mediterrâneo:

Siga esta dica acompanhada de uma corrida ou caminhada matinal.

A quantidade de alimentos a ser consumida diariamente com a dieta  mediterrânea, deve ser a quantidade que satisfaz sem “estufar” o estômago.Lembre-se de que, o seu estômago só enviará para o seu cérebro a sensação de saciedade,  20 minutos após a refeição, ou seja, comer devagar nos auxilia no processo de nos sentirmos satisfeitos para que evitemos comer sem parar.

Fique em forma sem muito esforço!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

3 thoughts on “Conheça os benefícios da dieta mediterrânea

  1. Luma Rosa says:

    O betacaroteno presente em muitos alimentos consumidos como o tomate e cenoura, mais os frutos do mar, ricos em omega 3, são alguns dos exemplos de alimentos que não podem faltar na mesa dos mediterraneos. Consomem também muito alho, cebola e vegetais verdes – usasse o refogado no azeite e muito difícil o consumo de frituras.
    Matéria muito oportuna! Estamos no verão, pedindo comidas leves e muitas pessoas acima do peso, colesterol alto e tals.
    Beijus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *