Home » Cuidados com o bebê » Por que meu filho ainda não fala

Por que meu filho ainda não fala


É comum entre os pais, haver uma certa ansiedade em relação à fala do bebê.Não vemos a hora de ouvirmos a sua vozinha nos chamando ou balbuciando o nosso nome, sem dúvida um momento mágico para os pais.Mas é bom não ficarmos ansiosos ou demonstrarmos ansiedade demais em relação a esta fase do bebê, ou poderemos retardar este acontecimento.

Entenda melhor o assunto e saiba o momento certo de procurar um especialista para o bebê que ainda não fala.

Por que meu filho não fala?

Até os três anos de idade é comum que algumas crianças ainda não tenham desenvolvido todo o vocabulário, mas as comparações entre os filhos do vizinho e o seu,  serão inevitáveis, caso essa demora na fala do seu filho venha a acontecer.

Sendo assim, mantenha – se convicta de que, um bebê não é igual ao outro, e  o desenvolvimento entre eles não segue necessariamente um padrão.Mesmo assim, faça testes, para tirar a pulga detrás da orelha.Crianças que não falam podem apresentar problemas de surdez.

por que meu filho não falaImagem ilustrativa

Como testar a audição da criança em casa?

O primeiro a fazer é perceber se a criança ouve bem.Antes de leva-la ao médico teste sua audição em casa, com brinquedos ou aparelhos digitais que disparem sons, como os toques de celular, por exemplo.

Mesmo que o teste de audição tenha sido feito enquanto a criança era um bebê, algumas doenças podem causar deficiência auditiva, como a meningite ou o sarampo, por isso repita este teste simples em casa. Se este não é o caso do seu filho, se o seu filho ouve bem, o problema poderá ser a falta de estímulo.

Nem todas as crianças entendem que precisam falar para se comunicar.Principalmente em casos em que a mãe o pai ou a babá, estejam sempre prontos a atender as necessidades da criança antes mesmo da criança começar a balbuciar o que desejam.

São estes os casos em que basta um sinal, como um dedo que a criança aponta na direção do que deseja, para ser prontamente atendida. Este comportamento poderá ser desastroso no futuro. É preciso permitir que a criança fale, mesmo que errado, e ainda a estimule a conversar perguntando repetidas vezes sobre o que se trata, por que se trata, e assim desenvolver uma conversa infantil e saudável para a criança ou o bebê. Permita que nesses momentos ela observe os movimentos da sua boca e face.

Uma dica é estimular a fala enquanto as crianças permanecem deitadas. Quando deitadas o seu diafragma empurra melhor o ar, e o som sai com maior facilidade, é uma boa posição para este tipo de treinamento.

Jamais force, grite ou obrigue que seu filho fale, essa atitude só lhe trará mais complicações e traumas.Esteja sempre tranquilo e sereno nessas situações.

Quando devo procurar um médico?

Os pais devem procurar o médico pediatra caso a criança tenha três anos completos e não fale quase nada. Um comportamento nervoso e explosivo também indica algum problema com a criança, assim como,  tiques e manias.

O médico pediatra irá lhe recomendar um profissional para avaliar o seu filho.Não se desespere antes do tempo, em qualquer situação existe um tratamento que se não soluciona o problema, pode melhorar bastante.


Sobre 

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet.Casada há 17 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet.Casada há 17 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

3 comments

  1. Amiga muito boa sua matéria, super informativa.
    Abraços forte

  2. valeria cardoso da silva dos santos

    minha filha ja esta com 4anos mas nao fala quase nada ,tem mt dificuldade de se relacinar com pessoas tem todas caracteristicas de autismo ,ja fiz todos os exames e sempre esculto dos medicos que ela nao tem nada,ja nao sei oque fazer

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>