Dicas para maior segurança infantil no trânsito



Os números de acidentes no trânsito envolvendo crianças é cada vez maior.São 15 mortes infantis registradas por dia, nesse tipo de acidente, enquanto 380 crianças são hospitalizadas.Para que haja maior segurança infantil no trânsito, selecionamos algumas dicas importantes para dar apoio aos pais, avós, babás ou responsáveis.

Crianças até os dez anos devem andar acompanhadas

Até que uma criança desenvolva noção de velocidade, som e distância no trânsito, elas devem andar acompanhadas de um adulto.

Muitas vezes o simples ato de atravessar a rua pode ser confuso para a criança, que se distrai facilmente.

Dê lições de trânsito ao seus filhos

Ao passearmos a pé com nossos filhos, temos a oportunidade de lhes ensinar como atravessar a rua com cautela e atenção.

Podemos então lhes apresentar os sinais de trânsito e o que significam cada um deles, atravessar na faixa e prestar atenção ao som de um automóvel próximo ensina cautela; a luz laranja que pisca nos carros indica o caminho que o motorista irá tomar nos próximos minutos, é um sinal de que devemos esperar que o automóvel realize o seu curso antes de atravessarmos.

Atravessar a rua exige concentração, somente depois de realizada a travessia é que devemos dar atenção a outros fatores que ocorrem no ambiente.

Correr atrás de pipa, bola ou objeto no meio da rua não é aconselhável, explique para seu filho o quanto ele é pequeno entre os carros, e o motorista pode não tê – lo em seu campo de visão.

Cuidados ao transportar crianças no trânsito

Para uma maior segurança infantil no trânsito, é aconselhável e obrigatório o uso da caderinha para carro ou assento infantil, uma vez que o cinto de segurança não tenha sido criado para a proteção de uma criança durante o transporte de carro.

Crianças menores de dez anos devem andar no banco de trás.

Em caso de automóveis que possuem air bags, o ideal é que esse dispositivo seja desativado.Em certas ocasiões a função do air bag pode ser fatal para uma criança.

Transporte escolar

Dedique algum tempo na escolha do tranporte escolar adequado para seu filho.

Considere positivamente o transporte que oferece cinto de segurança, bom estado de conservação, e um ajudante.

É importante que o motorista possa contar com um ajudante no momento de embarque e desembarque das crianças, para que as crianças não saiam correndo na frente do automóvel ou prendam o dedo na porta do veículo.

Caso o motorista se disponibilize a sair do carro toda a vez que entregar a criança no colégio infantil e em casa, certifique – se de que essa atitude esteja sendo realmente cumprida.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

One thought on “Dicas para maior segurança infantil no trânsito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *