O computador é saudável para crianças?



A tecnologia é 2010!Não há como impedir que nossos filhos descubram as novidades deste século que, traz o computador e a internet como principais objetos de educação e lazer, mas há como nos atualizarmos a fim de, entendermos melhor as funções tecnológicas e saber das quais podemos tirar maior proveito.

Para os pais que não sabem o que é computador, se dizem receosos ou até mesmo se sentem medrosos em relação ao “equipamento ” do século, a dica é: aprender!

Já para os pais que não sabem viver sem as teclas do computador, não dispensam as novidades tecnológicas e por consequência têm seus filhos iniciados e diretamente ligados ao mundo da tecnologia a ponto de se sentirem  aliviados em ter uma babá virtual em casa, ATENÇÃO!

computador para crianças

Cuidado!Nem um … Nem outro!

Como todos já sabemos, mas algumas vezes é preciso repetir, não devemos condenar aquilo que de fato não conhecemos, portanto antes de crucificar as atividades tecnológicas de nossos filhos, devemos tentar compreendê – las.

Mas também há o outro lado da moeda, alguns pais se dão tanto por satisfeitos em ver o filho quietinho durante horas no computador, ao invés de estarem entre amigos praticando algum esporte, que acabam permitindo sem querer, que os filhos se tornem verdadeiros viciados cibernéticos.
Sim, tudo na vida se alcança através do equilíbrio.Equilíbrio emocional, racional ou comportamental, e é preciso sabermos dosar essa “ideia” corretamente, para que o mingau não desande.

Como estipular horários para os filhos usarem o computador?

Estipular horários para os filhos interagirem com o computador é essencial, mas não deve ser de maneira punitiva, ou irrelevante, ou seja, obrigar que seu filho saia do computador em troca de um castigo, ou ainda que, seu filho saia do computador direto para a sala de TV, não faz o menor sentido!

Atitudes como essas, levam a relação entre pais e filhos ao caos!

O equilíbrio se dará através do simples diálogo e admissão de compromissos entre ambas as partes.

Estipulem um acordo!

Para crianças menores de oito anos de idade, é ideal que se estipule horários para o uso do computador de maneira que a criança não tenha a opção: birra.

Um acordo assumido entre pais e filhos deve ser cumprido!

Um acerto desses pode demorar dias, dependendo do temperamento da criança, até lá, proíba o uso do computador, sem discussões ou bate boca, os pais precisam estar firmes em seus lugares!

Após a existência de um acordo, elogie se a conduta da criança estiver sendo cumprida corretamente, ou então repreenda e retire o mérito da criança pelo tempo que achar nescessário.

Lembre – se de, não afrouxar a linha, ou o “peixe” escapa!

Adolescentes também devem entrar em acordo com os pais e, estipular um horário que lhe seja útil, desde que, caiba na concepção e aceitamento dos pais.

Até quantas horas é saudável para crianças, estar na frente do computador?

Para crianças é ideal que se estipule um horário de uma hora e meia na frente do computador, para lazer e educação.

Existem programas específicos para o auxílio da linguagem, leitura, percepção e coordenção da criança, que vão além dos jogos online para crianças, alguns desses disponíveis em várias línguas.

São jogos, desenhos para pintura e estímulo da literatura infantil.

Mas se a criança estiver entre amigos, o tempo poderá ser maior que uma hora e meia no computador!

Há benefícios a serem aproveitados quando as crianças estão em grupo!

Quando os filhos se reúnem com os amigos para jogar video – game ou estar no computador, estão se sociabilizando e, exercitando a capacidade de respeitar o tempo de um ou outro, a paciência que é preciso ter até que chegue a sua vez de jogar, ou usar o computador, lhe será útil dali pra frente.

Mesmo assim, a presença de um adulto responsável por perto se faz nescessária.

Até quantas horas é saudável para adolescentes, estar na frente do computador?

Adolescentes podem ter a sua privacidade em frente a um computador desde que, estejam cientes dos perigos da internet, e não marquem encontro ou utilizem a web cam com estranhos, além de outros cuidados.

O tempo ideal de lazer para um adolescente no computador, poderá ser de até três horas diárias.

Como saber se meu filho está viciado em computador?

Uma criança ou adolescente pode ser considerada um pré “viciado cibernético”, quando demosntra irritação por ter que deixar de usar o computador a pedido dos pais.Este estado merece atenção!

Já, viciados em computador, trocam hábitos diários pelo tempo no aparelho, passam praticamente o dia todo em frente à tela, e não sentem fome ou sono.Preferem o computador aos amigos, e acabam perdendo o contato com a família.

A dedicação dos pais à família é importante para a saúde e bem estar dos filhos em qualquer situação, e não é preciso desesperar-se em situações como essas, elas se resolvem com um pouco de dedicação.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *