Home » Adolescência » O que é o ciclo menstrual e por que menstruamos

O que é o ciclo menstrual e por que menstruamos


O ciclo menstrual se inicia na puberdade, entre os 10 e 17 anos, fase em que as adolescentes experimentam a menarca, ou como é chamada a primeira menstruação.Mas saber o por quê de haver o ciclo menstrual mensal também é importante, já que a ausência do sintoma, indica gravidez ou problemas hormonais, emocionais, subnutrição, ou outros distúrbios orgânicos.

Por que menstruamos?

O responsável pelo ciclo menstrual é o endométrio, um “tecido” que reveste a parte interna do útero a cada início de ciclo.

Este revestimento se processa a espera do embrião que deverá ali, ser alojado.

O endométrio se desprende do útero uma vez por mês a cada 28 dias, em média, para proteger o corpo da mulher de possíveis microorganismos que possam se infiltrar com espermatozóides, no momento da ejaculação.

Sendo este, o endométrio, um tecido ricamente vascularizado, ao se desprender do útero a sua forma deverá ser em fluxo sanguíneo.
ciclo menstrual e por que menstruamos
Este ciclo será cessado caso haja a concepção, ou menopausa.

Tensão pré menstrual:TPM

Para entendermos mais a fundo a questão da tensão pré menstrual, basta que identifiquemos a área do cérebro responsável pelo controle da menstruação e seus respectivos “agentes orgânicos”:

hipotálamo: área do cérebro responsável pelo sistema nervoso.

glândula pituitária: responsável pelo estrogênio, estimulador oficial do endométrio e,

progesterona: que mantém o endométrio e garante a gravidez.

Enquanto esses agentes estão trabalhando na chegada do novo ciclo menstrual, algumas mulheres sofrem com os sintomas de alterações comportamentais que eles podem causar, tais como: retenção de líquido, depressão, angústia, euforia, fadiga, tensão, dores de cabeça, dores musculares e mudança nos hábitos alimentares.

Durante esta fase, as mulheres não dispensam e ainda correm atrás de, doces e refrigerantes.

Por isso,  costuma – se aconselhar Florais de Bach para tratar a TPM, e maior atenção com a dieta diária, como ingerir menos cafeína e gorduras.


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet.Casada há 17 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes