O que fazer para os filhos se alimentarem bem na infância



Ver os filhos se alimentarem bem na infância, a partir de um cardápio variado e completo de vitaminas é a tranquilidade de toda mãe mas, não são todas as mães que podem se gabar desse momento que, por muito pouco, pode se tornar uma verdadeira tortura! Recebi alguns e-mails de mães preocupadas com a alimentação dos filhos  em casa e, separei algumas dicas que podem auxiliar nesta fase, espero que aproveitem bem!

O que fazer para os filhos se alimentarem bem na infância

alimentação do bebê

É importante saber que A amamentação influencia na alimentação do bebê. Assim tomamos consciência do quanto somos responsáveis pelo que o bebê irá comer depois de nascer.

O leite materno tem uma substância conhecida como flavor , responsável por transmitir ao bebê o sabor dos alimentos que a mãe come enquanto está amamentando. Por isso nos alimentarmos bem, com frutas e legumes nesta fase é muito importante para que o bebê se acostume ao sabor dos alimentos, e não tenha dificuldade em aceita-los quando começar a comer sozinho.

Entre os benefícios da amamentação temos a proteção contra vários tipos de doenças, recentemente descobriu-se os benefícios do leite materno contra o câncer e contra a dengue .

Fatores que podem prejudicar a alimentação dos filhos na infância

Alguns fatores podem prejudicar a alimentação dos filhos como, stress infantil, depressão infantil, depressão pós parto da mãe ou outros como,  a má aceitação da morte de algum familiar, mudança de bairro ou escola,  brigas e discussões entre o casal ou na família.

A alimentação do bebê também poderá ser prejudicada com a introdução de uma nova alimentação. A maneira repentina como as papinhas salgadas, são colocadas também pode causar a anorexia infantil.

Os fatores causadores da rejeição alimentar pelos bebês e crianças,  variam de família para família e de caso para caso. O  acompanhamento de um médico pediatra e uma nutricionista se faz necessário.

Dicas de como estimular a alimentação dos nossos filhos

Primeiro a mãe deve se preocupar em identificar a causa da falta de apetite ou rejeição da criança e resolver o problema com a indicação especializada adequada.Caso não haja nenhum trauma ou doença específica que esteja causando o transtorno alimentar na criança, siga alguns desses estímulos:

  • Estipule horários para a alimentação da criança. Se alimentar de três em três horas não mata ou sacrifica ninguém!
  • Salgadinhos doces e refrigerantes não são alimentos.
  • Não obrigue a criança a comer o que não gosta. Introduza o alimento que é novidade para seu filho com o alimento de fácil aceitação.

A mudança de hábitos deve acontecer aos poucos

A mudança nos hábitos alimentares da criança deve acontecer de pouco em pouco. Se seu filho não come feijão por exemplo, ofereça somente o caldinho a princípio e,  assim por diante.

  • As crianças podem ser estimuladas a comer alimentos diferentes como frutas, legumes e verduras quando se sentem à vontade para toca-los, sentir o cheiro, e observá – los.
  • Permita que seu filho “brinque” com a comida de vez em quando, e providencie para que o ambiente esteja limpo pois, o bebê ou a criança certamente levará o alimento à boca.
  • Deixe que escolham o cardápio da merenda escolar uma vez por semana.
  • Não crie um ambiente de pressão, ou desânimo em torno da questão, a criança percebe quando estão dando importância demais a determinados  assuntos  e  sabe aproveitar a situação para chamar ainda mais a atenção.Não façam do momento de comer o maior acontecimento do dia!
  • E … Jamais desista nas três primeiras tentativas.

Se você  passa por essa dificuldade ou já passou e,  tem alguma dica que possa ajudar as mamães que estão nessa situação, divida seu momento conosco!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

5 thoughts on “O que fazer para os filhos se alimentarem bem na infância

  1. Mr.Jones says:

    Opa tekinha, sobre a merenda escolar, mesmo q eu deixe elas escolherem algo para sair da rotina, como bobagens q criança gosta, de jeito nenhum elas vao optar por guloseimas. elas nem curtem chocolate.
    E outra, elas nao comem carne vermelha. Ja fiz de tudo para elas apreciarem as carnes, por ordem da pediatra. Pq diz ela q estimula o cerebro (inteligencia). Ja outra me disse que é otimo minhas filhas nao curtirem carnes. Elas sao apreciadoras de legumes, hortaliças e muitas frutas e só curtem PEIXES.
    E esse lance de espelho dos pais, é meio dubio, pq eu ADORO CARNES.

  2. Iolanda says:

    MINHA FILHA TEM HOJE QUASE SEIS ANOS DE IDADE, MAS QUANDO ERA MENOR EU USAVA UMA TÉCNICA … FAZIA TODOS OS ALIMENTO FALAREM COM ELA E ATÉ O ESTÔMAGO FALAVA TB, ERA TUDO DE MANEIRA LÚDICA.
    eLA ACABAVA COMENDO DE TUDO, POIS ERA LEGAL OS ALIMENTOS PEDIREM PARA SER COMIDOS.
    CLARO QUE COM UMA VOZ DIFERENTE DA MINHA E DE FORMA BEM ENGRAÇADA
    COMIGO DEU CERTO, BOA SORTE ESPERO QUE AJUDE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *