Troninho infantil: Como ensinar o bebe usar



A partir dos 18 meses de vida o bebê já entende que pode controlar algumas de suas habilidades como andar, pegar brinquedos, balbuciar algumas palavras e, apontar objetos que sente vontade de pegar ou comer. Esta é a fase para os pais incentivarem a criança a usar o troninho infantil.

Usar o peniquinho, troninho ou assento sanitário para bebês, faz parte da autonomia que devemos incentivar as crianças a desenvolver. Se o seu filho frequenta a creche, seus educadores deverão auxilia-los (os pais) nesta tarefa para que, juntos iniciem o processo de educar o bebê a usar o troninho de forma natural, sem muito estresse.

Para facilitar este processo selecionei algumas dicas:

  • Comece levando o seu filho para o troninho em horários que ele costuma fazer cocô. As crianças geralmente sentem vontade de realizar suas necessidades logo após a alimentação ou mamadeira. Comemore esta prática e incentive a criança a ir várias vezes ao troninho durante o dia, mesmo que ela não faça nada.
  • Aponte para o seu cocô ou xixi toda vez que ela conseguir usar o troninho, para que a criança tome consciência do que está acontecendo com o seu corpo.
  • Compre livros educativos sobre o assunto, leia, aponte o troninho no livro, pergunte para a criança onde o troninho está nas figuras ilustradas da estorinha infantil, e interaja com ela sobre toda esta parte lúdica.
  • Evite que a criança faça xixi ou cocô na fralda durante o processo.
  • A melhor estação do ano para iniciar a retirada das fraldas é no verão.

Quando devo tirar as fraldas do meu bebê?

No início, o uso da fralda ainda será necessário, principalmente durante a noite ou passeios. Mesmo assim, pergunte ao bebê se ele está com vontade de usar o peniquinho algumas vezes e,  na primeira oportunidade vá até o banheiro mais próximo com ele, se estiver fora de casa. Se o bebê fizer xixi ou cocô na fralda leve-o até o vaso sanitário e mostre a ele pra onde devem ir seus dejetos, dê descarga e converse bastante.

Livros infantis que ensinam as crianças a usar o peniquinho são importantes e facilitam o aprendizado, lembre a ele sobre o livro que estiver lendo.

Os dias de verão são os mais indicados para que o bebê fique só de cuequinha ou calcinha, perceber o que acontece quando não se usa o penico estando sem as fraldas auxilia na sua compreensão. As fraldas poderão ser tiradas de vez,  próximo aos 2 anos da criança,mas isso varia de caso para caso.

Devo levar meu filho para fazer xixi no banheiro durante a noite?

A criança em fase de aprendizagem deve entender que não deve fazer xixi ou cocô na fralda, portanto levar a criança durante a madrugada para fazer xixi enquanto ela não desenvolve a capacidade de conter a micção. Isto ajuda a criança a entender que o seu processo de aprendizagem deve ser levado a sério e, evita que a criança fique confusa quanto a fazer suas necessidades na fralda somente durante a noite.

O hábito de levar a criança ao banheiro durante a noite e madrugada também incentivará que a criança desenvolva a capacidade de entender que,  não deve molhar a cama, treinando a contenção da micção e evitando a enurese noturna. Mantenha a fralda durante a noite nesta fase apenas para prevenir acidentes.

A criança costuma fazer xixi de duas a três vezes durante a noite mas, com o tempo essa quantidade de vezes irá diminuir, siga o rítimo da criança.

Meninos devem aprender a fazer xixi sentados ou em pé?

Meninos devem aprender a usar o troninho sentados primeiro e,  somente depois de dominado a capacidade de conter a micção, os ensinamos a usar o pipi para fazer suas necessidades em pé. Isso deverá ocorrer assim que ele demonstrar habilidade e entendimento.

O que não fazer enquanto o bebê aprende a usar o troninho?

  • Jamais perca a paciência com a criança em fase de aprendizado.
  • Lembre-se que nenhuma criança é igual a outra e, cada uma tem o seu próprio tempo.
  • Não bata, grite ou perca a paciência nesta fase, ou você poderá colocar tudo a perder dependendo das circunstâncias.
  • Problemas como a enurese noturna podem ser um sinal de perturbações de causa emotiva.

Brinque e faça desse momento um dos mais divertidos do dia! Converse e conte estorinhas enquanto a criança tenta entender como deve proceder, aos poucos suas habilidades estarão dominadas.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

4 thoughts on “Troninho infantil: Como ensinar o bebe usar

  1. Jessica Silva says:

    Meu filho ñ usa fralda,mas faz xixi em todo lugar,e qd pede pra fazer cocô já esta fazendo,comprei um troninho essa semana,como devo proceder… Obs: Ele vai fazer 3 anos em Junho

  2. Renata Lopes says:

    Ola Teka !
    Estou com um problema seríssimo sobre xixi no pinico. Meu filho tem 3 anos e não quer de jeito maneira ficar sem fraldas,mas ele vai para a escolinha e ele precisa estar sem fraldas,quando falamos para ele o que ele tem que fazer no troninho ele diz não.
    Se você sabe de alguma outra técnica para ajudar, pois eu já estou ficando ate triste.Por favor me ajude !!

    Agradeço a atenção!!

  3. Leidiane souza says:

    Olá querida.
    Minha filha tem 2 anos e 4 meses, ela avisa que quer fazer xixi e até tira a calcinha, ou quando estar demorando muito, eu mesma a levo ao banheiro e ela faz no chão, mas o cocÔ ela só faz na fralda, se passar 3 dias sem fralda são 3 dias sem cocÔ, só que no começo do ela vai começar a estudar e já não sei mais o que fazer. Você tem alguma tecnica para me ajudar.

    • Teka says:

      Oi Leidiane, você deve levá-la pra fazer cocô no peniquinho ou no vaso sanitário, de fraldas. Dá um pouco de trabalho, mas sempre que você perceber que está na hora dela fazer cocô, coloque a fralda nela e faça com que ela sente como se estivesse sem as fraldas. Depois que ela fizer, tire a fralda e jogue o cocô no vaso e dê descarga pra ela ver. Vá tirando a fralda aos poucos, ela irá se acostumar assim bjbj.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *