Câncer de pele: sintoma, prevenção e tratamento



Saiba tudo sobre câncer de pele: tratamento e prevenção. A pele é o órgão do corpo humano responsável pela proteção contra infecções, calor e luz solar.É através da pele que nosso organismo transforma nutrientes encontrados em determinados alimentos como, peixes, cereais e leite, em  vitamina D, essencial contra a asma, prevenção do raquitismo e para ossos e dentes saudáveis.

Para que aconteça esta reação, é necessário que a pele fique exposta ao sol por dez a quinze minutos diários três vezes na semana.A exposição exagerada prejudica as células da pele provocando desde de queimaduras leves à câncer de pele.

26/365 Wound

Os primeiros sintomas do câncer de pele, são pequenas manchas na pele causadas pelo sol, bronzeamento artificial, agente químico como,o arsênico, radiação ionizante e outros.

Foi constatado que o bronzeamento artificial aumenta o risco de câncer em 75% mas, o câncer de pele causado pela radiação solar ainda é a razão mais frequente da doença.

Somente um dermatologista está capacitado para diagnosticar o câncer de pele e o seu tipo específico, para que a doença possa ser tratada adequadamente.

Quais são os tipos de câncer de pele?

São três os tipos de câncer de pele mais comuns identificados, conheça suas características e tratamento:

câncer de pele

Carcinoma basocelular: O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum, diagnosticado em 70% dos pacientes com a doença, é também o tipo de câncer menos agressivo.

A mancha surge principalmente no rosto e pescoço, é de fácil diagnóstico e progride muito lentamente. Este tipo de câncer também pode evoluir para um nódulo.

O dermatologista decidirá pelo tipo de tratamento mais adequado a cada caso,  sendo que, na maioria das vezes é indicado uma cirurgia para a remoção da mancha e radiação mas, também há casos em que a neoplasia diagnosticada precocemente pode ser tratada apenas por medicamento tópico.

carcinoma

Carcinoma epidermoide: O câncer de pele do tipo carcinoma epidermoide evolui mais rápido e traz sintomas como, coceira e secreção.

O tratamento indicado é a cirurgia e radioterapia.

Melanoma: Outro tipo de câncer de pele, só que desta vez mais mais agressivo, é o melanoma. Seus sintomas são coceira, descamação,mudança de cor e tamanho.

Se diagnosticado precocemente poderá ser curado através de cirurgia, radioterapia e quimioterapia, dependendo da situação.O melanoma não tem cura em casos em que sua evolução tenha alcançado o estágio de metástase.

Negros podem sofrer de câncer de pele?

Apesar do câncer de pele ser mais comum entre adultos com mais de 40 anos e pessoas de pele branca, os negros também podem adquirir a doença.

As manchas do câncer geralmente surgem nas palmas das mãos e planta dos pés, em pessoas negras.

Prevenção

Para nos prevenir contra este tipo de câncer, alguns cuidados com a pele são essenciais como, usar diariamente um  protetor solar ideal para a sua pele, e evitar a exposição direta  ao sol com óculos escuros, chapéu ou boné.

Os efeitos do sol são cumulativos, por isso mesmo em dias nublados podemos intensificar os efeitos do sol se não fizermos uso do protetor solar. Tendemos a acreditar que em dias nublados podemos não ser prejudicados pelo sol, mas na verdade as nuvens compreendem os raios UV que nos afetam diretamente.

Durante o inverno os raios solares também produzem efeitos danosos, e os cuidados com a pele, que tende a ficar mais ressecada nesta estação, exigem que o protetor solar seja usado sobre o creme hidratante. Chapéus, bonés e viseiras também devem ser usados no verão.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

5 thoughts on “Câncer de pele: sintoma, prevenção e tratamento

  1. Mad Resgate says:

    Ola Telma

    O artigo apresentado é muito importante, visto que estamos nos aproximando do verâo e certos cuidados devem ser tomados
    Quando o problema se instala, o tratamento é difícil e prolongado, então, a prevenção é o melhor remédio
    Valeu por compartilhar
    Um forte abraço
    Mad

  2. bernardo says:

    olha so tenho que dizer que dó porque nao tem esplicaçao disso
    ne gente por que o cancer pega mesmo ne minha pessoas
    obrigada pela ATENÇÃO………………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *