Catapora: sintomas e cuidados



catapora é uma doença que afeta geralmente crianças entre 1 mês e 6 anos, e costuma aparecer no inverno.O tempo seco e a poluição favorecem ainda mais que pequenos surtos como os da catapora, possam acometer nossos filhos, o clima resseca a mucosa e os deixa mais suscetíveis à infecções.

Os sintomas da catapora são:

  • Febre alta, dores no corpo,
  • dor de cabeça e,
  • bolhas que se rompem sobre a pele formando feridas que coçam e podem se tornar cicatrizes permanentes.

As bolhas podem aparecer em qualquer parte do corpo, incluindo as genitálias, pálpebras ou mucosa.

catapora

Como tratar a catapora?

Para aliviar o desconforto da febre e o mal estar causados pela doença, administre o analgésico de costume, receitado pelo pediatra.Para secar as feridas mais rapidamente, dê banhos com fécula de mandioca.Misture uma quantidade da farinha em uma bacia com água morna e deixe a criança em imersão por alguns minutos, repita o processo algumas vezes ao dia.

Como a catapora é transmitida?

A catapora é transmitida em sua fase ativa, ou seja, antes que suas bolhas criem casca de ferida. O vírus pode demorar um pouco para causar reação, e por isso as pessoas tendem a acreditar que a transmissão se dá após a cura da doença.

Como evitar a catapora ou varicela

A catapora ou varicela, é extremamente contagiosa e em locais fechados como creches e escolas, pode ser transmitida com facilidade. Para evitar o contágio,  separe objetos e roupas de cama durante sete dias, o tempo em que permanecem os sintomas da doença e, período em que a criança já poderá retornar às aulas (catapora:orientação para escolas).

Embora seus sintomas não sejam graves, para prevenir se faz necessário o uso da vacina que não está disponível no sistema público, e custa cerca de R$140,00.

As vezes,  a doença  pode acometer crianças que já foram vacinadas, porém os sintomas se apresentam de forma mais leve nesses casos.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *