Micose: Prevenção e tratamento



As micoses são tipos de fungos que se aproveitam da baixa imunidade do corpo, para causar lesões na pele, unhas (micose de unha) ou, cabelos. O uso constante de medicamentos como, os antibióticos também proporcionam que a micose se instale como doença. O ambiente favorável para o tipo de fungo causador da micose é geralmente úmido e quente. Por isso é muito comum que a micose cresça nos pés e unhas de pessoas que costumam usar sapatos fechados por um longo período de tempo.

Na pele, sua aparência é geralmente arredondada com bordas avermelhadas. Já nos pés, a micose se apresenta como frieira, e nos cabelos, ela provoca a queda dos fios no local do seu crescimento e, a consequente falha no couro cabeludo.

Já, a micose de unha, surge com a mudança na cor das unhas, descamação, manchas e unhas fracas.

micose

Como evitar as micoses?

Hábitos comuns de higiene podem evitar a contaminação por fungos causadores da micose:

  • Seque bem entre os dedos, axilas e virilha;
  • Evite sapatos fechados, meias sintéticas e ambientes úmidos em locais públicos;
  • Use seus próprios instrumentos de manicure;
  • Evite retirar toda cutícula ao fazer as unhas;
  • Evite roupas úmidas e sintéticas, principalmente calcinhas, meias e cuecas;
  • Prefira roupas leves e soltas como as de algodão;
  • Observe se os pêlos do seu animal de estimação estão com falhas e procure a ajuda de um veterinário.

As crianças são alvo fácil das micoses, evite deixá-las em contato com areia contaminada por fezes de animais e sujeira.

micose na pele

Como tratar a micose?

Como existem vários tipos de fungos causadores da micose, o ideal é que se procure um profissional dermatologista capaz de identificá-los e, consequentemente tratá-los,  de maneira correta.

A administração de cremes, pomadas e talcos indicados por amigos podem muitas vezes mascarar o problema e prolongar o tratamento.

Como não se vê melhora nos primeiros dias de tratamento, o paciente tende a relaxar com o medicamento, permitindo a resistência do fungo e dificultando ainda mais a cura. Algumas vezes a medicação oral é inevitável.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *