Unhas encravadas: como tratar e evitar o problema



A principal causa das unhas encravadas é  a hereditariedade mas, alguns hábitos podem acabar potencializando o problema, além de, prejudicar ainda mais a situação das unhas já comprometidas. Ela ocorre quando a unha cresce curva ou a suas laterais penetram na pele causando vermelhidão, dor, e inflamação.

Como tratar as unhas encravadas em casa

unhas encravadas

Para desencravá-las em casa, você precisará esterilizar cortadores de unha, alicates e pinças, assim evitará possíveis infecções. Alinhe o alicate de unha e corte a parte que está afetando a pele. Se não conseguir alcançar a unha encravada, ou não tiver força suficiente para cortá-la, vá até uma manicure.

Caso a infecção esteja instalada, vá até um profissional podólogo. Há casos em que a administração de antibióticos seja inevitável.

Dicas para evitar as unhas encravadas

Você pode evitar o surgimento das  unhas encravadas a partir de cuidados simples:

  • Evite o uso prolongado de sapatos com bico fino.
  • Corte as unhas em formato quadrado.
  • Não tire a cutícula para prevenir infecções.
  • Liche os cantos das unhas semanalmente.
  • Não corte os cantos das unhas, ou cutuque com palitos e pinças.

Tratamento da unha encravada

Se após uma visita ao podólogo você ganhou um curativo, evite molhá-lo, o ideal  é que a limpeza desta unha seja feita com álcool. Caso nenhum curativo precisou ser feito, limpe a região antes encravada, com sabão e água oxigenada.

Durante esses dias de cicatrização, evite sapatos fechados.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *