Alergia alimentar: sintomas e tratamento



A alergia alimentar é causada pela intolerância que certas pessoas têm à determinados alimentos. Ocorre quando o sistema imunológico reage de forma exagerada à determinados tipos de substâncias como, proteínas, agentes infectantes e, alimentos contaminados. Crianças e adultos alérgicos sofrem mais chances de serem vítimas das alergias alimentares.

Entre os principais causadores da alergia alimentar estão 8 tipos de alimentos: leite, ovos, frutos do mar, amendoim e castanhas, frutas cítricas, trigo e soja.

alergia alimentar sintomas

Sintomas causados pelas alergias alimentares

Os sintomas causados pelas alergias alimentares, podem se manisfestar em poucos minutos ou, em duas horas.

Na pele, a manifestação se dá através de inchaço, urticária, coceira e eczema.No trato intestestinal a manisfestação da alergia se apresenta com febre, diarréia, dor abdominal e vômito.No sistema respiratório há rouquidão, tosse, chiado no peito, queda da pressão arterial, vômito, aperto no peito, arritmia, e colapso vascular, que,  também é identificado como choque anafilático e, pode ser fatal.

Alergologia

Uma especialidade da medicina conhecida como alergologia, é recomendada para estabelecer um diagnóstico mais adequado sobre os quadros de alergia e alergia alimentar.

O profissional alergista, deverá diagnosticar a doença através de exames específicos que, identificam as substâncias causadoras da alergia, e assim, estabelecerá o tratamento adequado a cada caso.

Tratamento da alergia alimentar

Não há tratamento específico contra a alergia alimentar.Os cuidados se estabelecem através da identificação dos alimentos causadores da doença, prevenção do contato com as substâncias identificadas e, tratamento dos sintomas causados pela alergia, em caso de reação alérgica.

Genéticamente transmissível, estarão mais propensos à alergias, crianças e pessoas com parentesco em primeiro grau.Estima-se ainda que, os meninos estejam entre os mais suscetíveis aos sintomas da alergia.

Como prevenir sintomas alérgicos?

Para que os sintomas da alergia não se desenvolvam precocemente, estimule o aleitamento materno pelo menos até o sexto mês de vida do bebê.Introduza alimentos que não estejam na lista dos principais causadores de alergia, até que o bebê complete 12 meses.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *