Estrabismo: causa e tratamento



O estrabismo é um problema bastante perceptível devido ao desalinhamento dos olhos.É muito comum em crianças mas pode acometer adultos também.Este desalinhamento pode ocorrer tanto com um olho como com os dois olhos, e tanto para os lados quanto para cima ou para baixo.Algumas vezes percebemos o estrabismo apenas quando os olhos se movimentam e outras apenas a partir de uma avaliação médica.Isto por quê há alguns tipo de estrabismo, o estrabismo comitante, intermitente e latente.

Causas do estrabismo

estrabismo tem causas diversas e seus sintomas podem ser visão dupla e desalinhamento dos olhos.Entre as causas mais comuns do estrabismo está a hereditariedade.É muito comum entre crianças menores de seis anos, acomete cerca de 4% delas, porém, adultos também podem apresentar o problema.Entenda melhor como podemos identificar o estrabismo.

Como identificar o estrabismo?

O desalinhamento dos olhos de uma pessoa com estrabismo pode variar entre uma e outra.Em alguns casos temos uma leve impressão de desalinhamento, enquanto em outros, percebe-se uma clara deficiência visual.Repare se seu filho apresenta alguns desses sintomas:

Squinty
  • Desvio dos olhos;
  • Olhos que se movem independentemente, tanto para a direita ou esquerda como, para cima ou para baixo;
  • Reflexão da luz desencontrada;
  • Dificuldade em olhar para o sol com os dois olhos abertos;
  • Cabeça inclinada para um dos lados e;
  • Dificuldade em perceber profundidade.

Tratamento do Estrabismo

O médico oftalmologista deverá ser o responsável por indicar o tipo de tratamento adequado para o estrabismo.Entre os tipos de tratamento indicados estão, o uso de óculos, tampão do olho bom, colírios, pomadas, cirurgia de estrabismo e medicamentos injetáveis.

Em casos em que há a necessidade de cirurgia, a anestesia geral em crianças é a mais recomendada, já em adultos, existe a opção da anestesia local.A recuperação é rápida e são raros os casos em que ocorrem complicações no pós operatório.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *