Tratamento da Otite



dor de ouvido ou otite, também pode acometer as crianças no verão! Os frequentes banhos de piscina ou praia, combinados com o clima úmido e quente da estação, propiciam o surgimento de bactérias no ouvido das crianças e, uma consequente inflamação. Existem dois tipos de otite, a otite externa e a otite média, cada qual com suas variações diagnosticadas pelo médico, entenda como cada uma delas pode afetar o ouvido do seu bebê:

Otite Externa

dor de ouvido

A otite externa é mais comum no inverno, e pode ser provocada por qualquer lesão na pele que recobre a parte externa do ouvido.Objetos como cotonetes, o simples atrito da toalha ao enxugar o ouvido do bebê ou da criança e, banhos em água contaminada, podem provocar uma infecção por vírus ou bactérias.

Otite Média

A otite média é mais comum no verão, se diagnostica uma otite deste tipo quando a infecção no ouvido é mais profunda, afetando a parte de trás do tímpano.Geralmente é provocada por gripes, infecção na garganta, infecção respiratória ou, umidade no ouvido.

Como evitar a dor de ouvido?

Algumas  medidas simples podem ser tomadas para que se evite o problema da dor de ouvido:

  • Evite o uso de cotonetes, além de retirar a cêra, que é a camada protetora do ouvido, ainda a empurra para dentro, podendo machucá-lo.
  • Mantenha o nariz do bebê, sempre livre de secreções para que não se acumule muco no nariz e na garganta.
  • Utilize protetores de ouvido macios ao nadar.
  • Nunca amamente seu bebê deitado, o leite poderá escorrer até o ouvido do seu bebê e causar infecções.
  • Não utilize receitas caseiras para curar a dor de ouvido como, leite do peito ou óleo morno.
  • Ao enxugar o ouvido do seu bebê, seja cuidadosa e utilize apenas a toalha envolvida no dedo indicador.

Tratamento da otite

Somente o médico pediatra poderá receitar o tratamento adequado à cada caso de dor de ouvido mas, a mamãe poderá aliviar os sintomas da dor, protegendo a área dolorida com compressa quente e administrando o analgésico de costume, até que a criança possa ser atendida adequadamente pelo doutor em pediatria.

Aproveite todas as dicas e se divirta nesse verão!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *