Causas da esterilidade feminina

mulher esteril



A esterilidade feminina revela a incapacidade transitória ou permanente da concepção, ou seja, a mulher estéril é incapaz de engravidar. Já, a infertilidade feminina, diz respeito à incapacidade que a mulher tem de levar a gestação até o nascimento do bebê. As causas da esterilidade feminina muitas vezes se deve ao mal funcionamento dos ovários, que impede que haja o período de ovulação.

Mas outras causas também podem ser apontadas como principais em relação à esterilidade da mulher, como: deficiência de hormônios sexuais, alteração na glândula hipófise, (responsável pelos hormônios que desencadeiam o mecanismo da ovulação), obstrução nas trompas de Falópio, (que pode ser desenvolvida por um processo inflamatório crônico ) e, ausência de mobilidade para que o óvulo seja levado até o útero, (causada por tumores ou inflamações que contaminam o muco genital responsável pela viagem do óvulo até o útero). A fertilidade feminina aos 35 anos diminui quando comparada à fertilidade da mulher aos 23, e esta também está entre uma das causas da esterilidade na mulher.

Mulheres que se tornaram estéreis após ter tido outros filhos, podem ter sofrido lesões no último parto.Entre as lesões mais comuns, estão aquelas que ocorrem no útero e ovários.

Mas também há mulheres que sofrem de esterilidade por ansiedade. O sistema nervoso tanto pode inibir os mecanismos hormonais responsáveis pela ovulação, como provocar espasmos nas trompas, ou, no colo do útero.Um tratamento adequado poderá reverter o quadro de esterilidade psicológica, assim como, outros métodos podem ser recomendados, as técnicas de reprodução humana estão bem representadas no Brasil.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

5 thoughts on “Causas da esterilidade feminina

  1. Fernanda Sousa says:

    Olá tenho 18 anos e comecei minha vida ****** muito cedo aos 12 anos.
    Nessa época namorava um rapaz bem mais velho que eu, e todas as vezes que tínhamos relações ele gozava dentro de min!
    Tinha relações todas as semanas… Mas nunca engravidei.Ficamos 3 anos juntos mas nunca usamos camisinha… Depois dele tive outros relacionamentos, alguns foram sem camisinha mas nunca gozaram dentro, será que eu posso ser infértil?
    Com a cabeça que tenho hoje, não me relaciono com mais ninguém sem camisinha, mas eu tenho uma vontade enorme de ser “mãe” claro que não agora! Mas isso me aflige muito, pois tenho medo de nunca pode realizar meu sonho! Tenho uma menstruação muito desregular e tem mês que atrasa, tem mês que não vem, ou as vezes vem pouquinho ou as vezes muito… Naquela época pensava que era muita sorte, mas hoje já vejo diferente! Enfim quais exames eu teria que fazer? E realmente há possibilidades de eu ter problemas de fertilidade? Desde já grata, espero ajuda de vocês!
    Att: Fernanda

    • Teka says:

      Oi Fernanda, por ser desregulada, você deveria fazer exames pra saber se sofre de ovários policisticos, o que não a torna estéril, apenas dificulta a gravidez, mas isso só o médico poderá afirmar a você.Outros exames podem ser feitos pra saber se você é estéril como ultrasonografia, e exames hormonais.Beijo!

  2. Silvia says:

    oi tenho 24 anos sou casada a 07anos na minha primeira gravides eu tiver um oborto quando ue estava com 05 semanas depois de alguns messes engravidei novamente e tive mais um aborto estotanio, e ai veio a minha tresseira gravidas finalmente eu tiver a minha filha hoje ela esta com 05 anos
    ai veio a minha quarta gravides hoje eu estou com 06 senamas e com mais um aborto espontamio eu nao entendo . EU GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇAO

    • Teka says:

      Oi Silvia, você precisa de um bom acompanhamento médico, as vezes há alguma deformidade no útero, ou problemas orgânicos, somente uma análise detalhada poderá esclarecer.Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *